Seminário com profissionais da rede municipal aconteceu nesta quinta-feira, dia 28/06 - Foto: Fernando Silva

Repensar a modalidade do ensino oferecido nas escolas foi uma das propostas do 2º Seminário de Educação em Tempo Integral realizado na manhã desta quinta-feira (28/06) na Casa de Festas Palladon, no Flamengo. Com o tema “O Valor do Tempo em Debate”, o sociólogo, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos especialistas mais requisitados quando o tema é educação integral, Miguel Arroyo, foi um dos palestrantes do encontro, direcionado para diretores, orientadores pedagógicos e educacionais das 62 unidades municipais. O seminário faz parte do Programa Municipal de Escolas de Tempo Integral (Prometi).

A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, falou sobre a importância de discutir com os profissionais do município a função da educação em garantir o pleno desenvolvimento humano dos alunos. “Nossa missão é humanizar e pensar para além das grades da escola. Temos que nos preocupar com a formação plena dos educandos, sobretudo daqueles que a sociedade trata de maneira tão injusta, respeitando sempre a individualidade de cada um”, ressaltou a secretária.

Para o sociólogo, a função da pedagogia e da educação, desde Sócrates, é acompanhar a formação do ser humano em sua totalidade e garantir aos alunos o direito à humanidade. “Estamos em um momento em que a escola tem que pensar radicalmente sobre que infância e que adolescência estão chegando a ela. Quantas crianças chegam ameaçadas de morte? Com problemas familiares? Vivendo no limite da sobrevivência?”. Para Arroyo, educação integral não significa estender o tempo de permanência do aluno na escola. “A educação deve ser plena, integral e integrada e tem que garantir os direitos dos alunos enquanto sujeitos. Se queremos construir uma educação integral temos que ter como referência a vida integral do aluno como um todo. E isso não se aprende em livros ou nas faculdades e sim no convívio direto com o educando. A educação se faz na interação entre professores e professores, alunos e alunos, e professores e estudantes”, destacou o professor.

A professora Mestre Renata Coube também participou do seminário e apresentou o tema “Pensar a educação integral como a filosofia do ato responsável”, com base nos pensamentos do filósofo russo Mikhail Bakhtin. “Nossa tarefa é entender esse sujeito que chega às escolas, ouvindo seus problemas e desejos, oferecendo espaço para o diálogo, mas isso exige a desburocratização das escolas”, acrescentou a professora. Para Renata, educação, em seu sentido pleno e integral, exige relação entre eu e o outro. “É ter carinho, respeito, cuidar e se preocupar com o próximo. Todo mundo tem conhecimento, mas é preciso ouvi-lo e dar vez e voz a ele. Tratando com amor, receberei amor”, acrescentou.

A gerente de Educação Integral em Tempo Integral, professora Claudia Cardoso, ressaltou que desde 2009, a prefeitura investe em escola de tempo integral, totalizando, até o momento, em 20 unidades, com a previsão de mais duas escolas da rede municipal ampliarem o atendimento até o fim desse ano. “Estamos caminhando na questão da educação integral e por isso é fundamental a discussão desse tema. Nossa meta é sempre buscar a humanização da escola e uma integração com a comunidade escolar como um todo. Nosso desafio é descobrir como transformar essa escola de modo a atender o ser humano e também as diretrizes curriculares exigidas pelo Ministério da Educação”, disse.

A orientadora pedagógica da Escola Municipal São Bento da Lagoa, Fabiana de Souza, adorou participar do evento e para aprimorar seus conhecimentos comprou o livro “Currículo, Território em Disputa”, do palestrante Miguel Arroyo, e aproveitou para autografá-lo. “Tudo que foi dito contribuiu e muito para que pudéssemos repensar nossa prática didática enquanto educadores. Com certeza, vamos aplicar no convívio diário com os alunos”, concluiu.

Além dos palestrantes, o seminário contou com a apresentação musical dos alunos da escola indígena guarani “Kyringue Arandua” e a homenagem com a entrega de certificados de honra ao mérito aos karatecas que participaram do campeonato mundial de Karatê em Dundee, na Escócia, tendo iniciado a prática esportiva no projeto da Escola Municipal Maurício Antunes (Emmac).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here