Construção do calçadão do Boqueirão - Foto: Marcos Fabricio

Novas calçadas com acessibilidade e piso especial para deficientes visuais estão sendo instaladas em três bairros da região litorânea de Maricá. O primeiro desses passeios públicos a ficar pronto tem aproximadamente 500 metros e fica na faixa de praia da Avenida Maysa, entre a ponte da Barra de Maricá e Guaratiba. No lado oposto da via, outra calçada foi colocada no mesmo trecho e recebe as últimas peças na esquina com a Avenida Reginaldo Zeidan.

No caminho entre a Barra e o Centro de Maricá, a também nova calçada da Avenida Prefeito Ivan Mundim recebe o mesmo tratamento entre a rotatória de Zacarias e a ponte do Boqueirão. O trecho terá ainda nova iluminação e uma ciclofaixa, o que agradou a quem anda de bicicleta pela via. “Fui atropelado há um ano mais ou menos perto da ponte, porque sempre temos de disputar espaço com os carros. Acho que vai ficar melhor com uma faixa só para as bicicletas, deixa a pista para os carros”, sentenciou o pedreiro Darcino Cotrin Carvalho, de 62 anos, que elogiou também as outras calçadas da região. “Vim de Guaratiba e passei por elas, estão bem bonitas”, disse.

Nesta parte, o meio-fio pré-moldado foi instalado no sentido Centro e demarcou também o acesso para veículos à beira da lagoa. A medida padrão da calçada será de cerca de dois metros, mas pode chegar a seis metros em outros trechos. No sentido Centro, o passeio será uma continuação do calçadão da Avenida João Saldanha, inaugurado em abril. A mesma intervenção será feita no sentido Barra e a previsão é que as calçadas estejam prontas até o fim deste ano.