Equipes instalam rede de drenagem em Inoã, às margens do km 16 da RJ-106 - Foto: Marcos Fabricio

Uma nova ação de drenagem vai beneficiar a região de Inoã. Desde a semana passada, uma equipe da Secretaria de Obras de Maricá coloca uma nova rede no entorno de duas unidades de ensino da rede municipal, a Escola Municipalizada Inoã e a Casa da Criança do bairro, ambas às margens do quilômetro 16 da rodovia RJ-106, área conhecida pelos alagamentos na época das chuvas. Os trabalhadores estão instalando a rede composta por manilhas de 600 milímetros, ligadas por caixas de passagem e coletoras de águas pluviais.

A equipe também trabalha na urbanização nos arredores das unidades, com a colocação de peças de meio-fio na rua de entrada das escolas e também no trecho da Estrada Velha de Maricá que fica próximo ao local. Além disso, estão sendo preparadas novas calçadas com acessibilidade em ambos os lados da via de acesso às escolas e também na beira da rodovia, cujo ponto de ônibus ganhou um novo recuo. Ao final desta etapa, virá a pavimentação de toda a área.

Outros locais – Há ainda outras obras de drenagem em andamento no município com o intuito de prevenir enchentes durante as chuvas de verão. Dois exemplos são Condado e o loteamento Manu Manuela. No primeiro, a ação se concentra na Rua Amendoeira (antiga Rua 17), onde a rede já se aproxima da esquina com a Rua Acácia. O desague será feito em um córrego próximo ao final da rua.

Em Manu Manuela, a ação está ainda na fase inicial. Homens e máquinas se concentram na Rua 26, no entorno da praça do bairro, onde estão sendo feitas as conexões da rede com as caixas coletoras com a água das chuvas. Outras vias da região também vão passar pelo mesmo serviço para, em seguida, receberem pavimentação.