Um grande público compareceu à praia de Itaipuaçu neste fim de semana (23 e 24/06), para acompanhar as disputas da 2ª Copa Brasil Maricá de Futevôlei. Idealizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv) e com a Associação Maricaense de Futevôlei (Amaf), o evento trouxe pela primeira vez ao município a disputa da categoria feminina. Ao todo, durante os dois dias de competição, 30 duplas participaram do torneio que pelo terceiro ano consecutivo foi realizado em Maricá (veja aqui a classificação final).
No sábado (23/06), o público vibrou com as disputas da categoria feminina, que contou com a participação de 12 duplas. Enquanto isso, ao lado da arena principal, acontecia o fut redinha, modalidade parecida com o futevôlei, porém menor e com algumas regras diferentes, além da Copa Amadores com os atletas de Maricá. Já no domingo (24), foi a vez da categoria masculina, representada por 18 duplas profissionais, inclusive com a atuação da dupla Paulinho/Vitinho (os gêmeos), atletas de Maricá, que foram campeões no Campeonato Maricaense de Futevôlei de 2017. O evento ofereceu ainda food trucks, sorteios, DJs, zumba, ginástica funcional e clínicas de futevôlei.
“É muito legal poder receber aqui em Maricá os melhores atletas do futevôlei no Brasil e de fora do país. Temos em nossa areia hoje campeões mundiais dessa categoria e isso é muito importante, pois é um incentivo ao esporte de modo geral e ao futevôlei que vem crescendo muito em nosso município”, afirmou Filipe Bittencourt, secretário de Esporte e Lazer. “A secretaria de Esportes tem projetos com futevôlei que cresceram muito desde o último campeonato realizado aqui em 2017 e não tenho dúvidas que esse ano vai crescer muito mais. Um dos indícios é essa arquibancada lotada”, destacou. “E receber esse campeonato, que faz parte de uma das etapas do campeonato brasileiro e que vale ponto para o ranking é um orgulho muito grande”, comemorou o secretário.
Filipe contou ainda que o objetivo de sua pasta é justamente fomentar cada vez mais o esporte e o entretenimento. “Tem muita gente de fora no município atraído pelo esporte. Recentemente tivemos eventos como corridas e caminhadas, tivemos a primeira edição do Bike Night e cada vez mais vemos a procura do cidadão de Maricá por mais modalidades esportivas e nós vamos com isso ampliando os nossos projetos e incentivando o maricaense a encontrar sua atividade esportiva preferida”, acrescentou o secretário.
Natalia Guitler, uma das maiores atletas do futevôlei mundial e atual líder do ranking brasileiro elogiou a organização do evento. “Estou muito feliz de está aqui em Maricá participando desta etapa do brasileiro. O evento está lindo e esse local é incrível. Eu sou do Rio, mas não conhecia essa praia incrível e fico ainda mais feliz pelo desenvolvimento do esporte e por essa iniciativa da Prefeitura de Maricá e de todos os responsáveis pela organização do evento com tanto capricho com telões, arquibancadas, realmente estou muito feliz”, afirmou a atleta.
A atleta de Maricá Monique Góes que faz dupla com a atleta do Rio, Carolina Benevenutti, falou da felicidade de disputar uma etapa do brasileiro em casa. “Formamos a dupla recentemente e estamos buscando cada vez mais chegar em uma colocação melhor. Já jogamos três torneios amadores, nos quais, fomos campeãs e agora a meta é uma boa colocação no profissional. Esse é o segundo torneio profissional que participamos e é um misto de emoção e alegria poder disputar na minha cidade”, contou emocionada logo após vencer sua primeira disputa.