Gincana de Pesca na Barra de Maricá - Foto: Katito Carvalho

A praia da Barra de Maricá recebeu neste domingo (24/06) a “1° Gincana de Pesca da Barra”. O evento foi promovido pelo grupo Pesca e Lazer Maricá, com o apoio da Prefeitura por meio das secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer. No total foram 105 duplas inscritas com representantes de várias cidades do estado entre elas Barra de São João, Niterói e Rio de Janeiro. A prova, realizada entre as ruas 0 e 13 com concentração na Rua 4, teve início as 7h30.

O pescador Ivan Machado, de 63 anos, morador de Inoã e integrante da equipe de pesca R9 de Itaipuaçu, falou sobre a dificuldade da gincana devido ao mar forte. “A maré está correndo e isso dificulta muito a pescaria, deixando o mar daqui com pouco peixe, mas a dificuldade é a mesma para todo mundo”, disse Ivan, que em seguida elogiou o evento. “Os organizadores da gincana estão de parabéns. Está tudo ótimo, desde a inscrição até o dia da prova, hoje, está tudo muito bem organizado, tudo muito tranquilo”, parabenizou.

Segundo Gabriel Ferreira, um dos organizadores da gincana, esse é um evento pioneiro. “É a primeira aqui na Barra de Maricá e das 105 duplas inscritas nós tivemos apenas uma ausência”, comemorou Gabriel. “Essa é uma competição que será decidida de acordo com a maior quantidade pescada, levando em conta um limite mínimo de tamanho e algumas frações determinadas pelo Ibama”, explicou.

A prova terminou por volta das 11h30 sendo premiados até o 15º lugar. Também foram premiados até a terceira maior peça e os primeiros, segundos e terceiros lugares femininos e infantis. Veja aqui a colocação completa da 1° Gincana de Pesca da Barra.

Ainda de acordo com Gabriel todo pescado será repassado para uma instituição de caridade de Maricá. “Durante a gincana realizamos uma campanha de agasalhos, que com os 200 kg de alimentos doados pelos pescadores no ato da inscrição do evento mais todo o pescado realizado durante a prova serão doados para uma instituição de caridade”, garantiu. “O município de Maricá tem um potencial enorme para sediar iniciativas desse tipo e o apoio da Prefeitura é muito importante para o sucesso do evento”, frisou o organizador.