Festejos de São João acontecem também na Capela de Cordeirinho - Foto: Divulgação

Em homenagem ao dia de São João Batista, comemorado no dia 24/06, a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em parceria com a Prefeitura de Maricá, realiza a tradicional festa religiosa nos bairros de Cordeirinho e Espraiado. Nos festejos serão realizados a novena, celebração de Santa Missa, procissão do padroeiro e a famosa quadrilha de São João.

Em Cordeirinho, a programação religiosa é marcada pelo encontro para orações (novena), realizada sempre às 19h, durante o período de nove dias, iniciado no dia 15 até o dia 23 de junho. Nos dias 21 e 22 de junho, após a novena, haverá a Celebração da Palavra; e no dia 23, haverá palestra. Nos dias 22 e 23, serão oferecidos brinquedos como pula-pula e escorrega para as crianças. Já no dia do Padroeiro (24), a programação começa bem cedo, às 6h, com alvorada e café da manhã. Às 15h, haverá a oração do Terço da Misericórdia; às 16h, será celebrada a Missa Campal; e, às 18h, será realizada a tradicional procissão em honra a São João Batista. Durante a festa, haverá barracas disponíveis para a venda de artigos religiosos, artesanatos e artigos da catequese.

Já na capela do Espraiado, até o dia 23, sempre às 19h, será realizada a Novena com a participação das comunidades. No dia 23, às 21h30, haverá apresentação da quadrilha junina. No dia 24, a programação começa às 6h com alvorada festiva e café da manhã; às 8h30, será celebrada a Missa Solene na Capela do bairro; às 15h, será realizada a oração do Terço da Misericórdia, e, encerrando a programação, às 16h, Procissão pelo entorno da Capela.

O coordenador católico da Coordenadoria de Assuntos Religiosos, Ronaldo Cardim, destaca a importância de santo para a fé católica. “São João Batista foi o último profeta antes de Jesus que anunciou a sua vinda, preparando assim a vinda do Senhor!!”. O padre Ademar Ermelindo Pimenta e o vigário paroquial Pe. Ricardo Dias destacam que os moradores dos bairros e a comunidade católica do município sempre participam. “Agradecemos a participação de todos nessa grande homenagem. Viva São João!”, acrescentou o pároco.

“Arraiá de Maricá”

De sexta-feira a domingo (22 a 24/06), a Secretaria de Turismo  realiza o “Arraiá de Maricá” nos bairros Cordeirinho (Rua 107), Itaipuaçu (Praça dos Gaviões) e no Spar (Avenida Oreste Vereza Luiz Genésio, 8). Serão realizados shows gratuitos, a partir das 18h, de forró e sertanejo ao som de Moniquinha Angelo, Richad Viana, Tatudoemcasa, Edinho Manhoso, Rodrigo Balla e Rômulo Aranttes, além das apresentações de quadrilhas profissionais Shock do Painho, Araquém de Nilópolis e Chuva de Prata e dos idosos da quadrilha da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade. O arraiá contará com a montagem de cenário com fogueira, igrejinha – e vai ter muita música típica. Nas barraquinhas, comidas típicas como pamonha, curau, milho cozido, canjica e quentão (bebida feita com gengibre, cachaça e canela).