Projeto Geração Cárie Zero realizado na escola municipal Antônio Rufino de Souza Filho, na Gamboa - Foto: Fernando Silva

Numa parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, a Prefeitura de Maricá deu início na manhã desta terça-feira (19/06) ao projeto Geração Cárie Zero na escola municipal Antônio Rufino de Souza Filho, na Gamboa. Com a proposta de promover a prevenção da saúde bucal, o projeto, que conta com um consultório móvel, irá atender a todas as unidades escolares municipais, priorizando aquelas que não tenham unidades de saúde da família por perto.

Antes da avaliação bucal nos alunos, a equipe odontológica, composta por cinco dentistas e quatro auxiliares, realizou uma palestra com os pais e responsáveis dos alunos para explicar a importância da correta higiene bucal, por pelo menos três vezes ao dia. A dentista responsável pelo projeto, Aline Pezão, falou que o cuidado deve ser acompanhado pelos pais diariamente para assegurar a garantia do tratamento. “Não adianta removermos a cárie no consultório e em casa vocês não fazerem a higiene correta usando pasta dental fluoretada, escovando após as refeições e utilizando o fio dental todos os dias”, declarou. Outra dica da profissional é retirar o quanto antes o uso da chupeta ou o hábito de chupar o dedo. “Reconhecemos que o hábito de sugar acalenta e acalma a criança, mas é prejudicial para uma saúde bucal perfeita. Tem que interromper o mais rápido do possível”, frisou.

Outra dúvida foi referente à questão do uso do antibiótico causar cárie. “Isso é mito. Os medicamentos antibacterianos não estão entre os fatores causadores da cárie dentária. Mas, é bom frisar que qualquer alimento ou medicamento rico em açúcar consumido por um período prolongado, com uma deficiência na escovação, podem levar a doença”. Nesse gancho, os pais foram alertados sobre o perigo da amamentação ou da mamadeira sem limpar corretamente os dentes das crianças. “O leite do peito também tem açúcar e por isso é necessária à higienização após a amamentação, principalmente, à noite. Muitos pais dão mamadeira na hora de dormir e não fazem a limpeza com medo de não acordar a criança. Esse é um habito que precisa ser modificado”.

Após os esclarecimentos com os pais e autorização prévia deles para atendimento nas crianças, os profissionais realizaram uma triagem avaliando minuciosamente os dentes dos alunos. Mediante essa consulta, os dentistas apontam no prontuário individual os procedimentos necessários para o tratamento que passa a ser realizado na unidade móvel, que é um local completo e climatizado que oferece os mesmos serviços que um consultório convencional. “Realizamos canal, raspagem, extração, restauração, limpeza, ultrassom e esterilização. Ou seja, todos os procedimentos realizados no consultório”, acrescentando ainda que serão captados alunos para outro projeto da rede municipal, “Ortodontia para Todos”, que irá oferecer gratuitamente aparelhos móvel ou fixo, de acordo com a necessidade do paciente.

A diretora da escola, Diana Ribeiro, destacou a importância do projeto que oferece conhecimento, valorização e promoção da saúde, principalmente para os moradores do bairro. “São pessoas sedentas por informações que muitas não têm conhecimento nem acesso a esse tipo de tratamento. Fico muito feliz com o fato dessa ter sido a primeira escola a receber essa ação destacando ainda que os alunos estavam muito ansiosos. Eles se sentiram importantes e valorizados“, ressaltou.

Um dos pais presentes no evento, Maycon Mendes, barman, de 35 anos, adorou o encontro por garantir a saúde bucal do seu filho de 5 anos, Cauã Mendes, aluno do Pré II. “Preocupo-me com a saúde e alimentação dele. É fantástico termos o cuidado de profissionais capacitados e engajados como esses. Confesso que aprendo com meu filho cada dia mais. Por exemplo, eu não tinha o hábito de escovar os dentes após às refeições, mas agora ele me cobra e eu quero ser um exemplo positivo para ele”, destacou.

Já Priscilla Abreu da Silva, de 35 anos, disse que, a maioria das vezes, tem que implorar para que seu filho, Gabriel Marinho, de 10 anos, aluno do 4º ano, escove os dentes. “Tenho que ficar com os dois olhos bem abertos para ele não me enrolar, mas tento acompanhar sempre, principalmente, porque ele adora doce, leite e mingau”, falou a mãe. E o filho confessou que não gosta de escovar dente. “Sei que é importante, mas tenho preguiça. Vou tentar melhorar”. Após a avaliação com o dentista, Gabriel foi o primeiro aluno a ser atendido na unidade móvel para realizar restauração em resina, limpeza, aplicação de flúor e ser encaminhado para tratamento ortodôntico. “Não doeu nada. Fiquei um pouco nervoso com o barulhinho do motor, mas não senti dor”, acrescentou o aluno.