Futsal será uma das modalidades disputadas nos Jogos Paralímpicos - Foto: Clarildo Menezes

Não é só a Rússia que vive um clima de Copa do Mundo. Sobrou emoção também na quadra do Esporte Clube Maricá no último sábado (16/06), com a disputa das semifinais de quatro categorias da Copa E.C. Maricá de Futsal. Os 112 jogadores que participam do torneio são todos atletas da escolinha do clube e foram divididos em quatro categorias de seleções mundiais. A chuva que caiu sem parar durante todo o dia acabou impedindo a realização de três dos oito jogos programados por conta do alagamento de parte da quadra. Com isso, as partidas entre México e Espanha (na categoria sub 9), Nigéria e Rússia e entre França e Inglaterra (ambas pelo sub 14) serão remarcadas.

Os jogos realizados decidiram outros confrontos das finais. No sub 11, a Colômbia venceu o Irã por 5 a 0 e enquanto Uruguai e Portugal empataram em 3 a 3 (o primeiro se classificou com o empate). A Bélgica venceu o Japão por 2 a 0 e pega a Alemanha, que eliminou o Brasil por 3 a 0, tudo na categoria sub 7. A Argentina, que goleou a Austrália por 8 a 0, aguarda o vencedor de México e Espanha para decidir o título do sub 9. As finais do torneio, que tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá, acontecem no dia 30 deste mês, bem com as disputas de terceiro lugar.

Os pequenos jogadores contaram com a animada torcida dos pais e amigos, que fizeram muito barulho fora das quatro linhas. A jornaleira Lucimere Coelho Gonçalves, de 53 anos, tocava fervorosamente uma corneta a cada gol do time de Portugal, onde o goleiro era o filho Dudu. “Ele joga também no sub 13 de campo e está tentando uma carreira no futebol. Apoiamos os meninos também porque conheço todos eles e os pais”, contava ela, que mora no Parque Eldorado. No time do Uruguai, o pequeno José Carlos, que tem 11 anos e mora em Manoel Ribeiro, tinha a vibração dos pais como incentivo. “Ah, o coração fica a mil sempre”, afirmava a secretária Cristiane Santos, de 36 anos, mãe do atleta, que sonha alto na carreira. “Quero jogar no Flamengo um dia”, projetava o menino.

Um dos destaques das semifinais foi o goleiro do time da Colômbia, Gustavo, que não apenas fez boas defesas como marcou de falta o último dos cinco gols da equipe sobre o Irã. Os pais do menino revelaram que ele é também atacante e artilheiro do time da França, que vai buscar uma vaga na final da categoria sub 14. Um dos técnicos é o próprio pai, o policial federal André Ricardo, de 45 anos. “Eu tenho que conter a emoção para dar as orientações corretas”, garantia ele, enquanto a mãe não parava de pular e gritar a cada gol marcado. “Teve gente trazendo corneta, mas aqui vai no grito mesmo, é muita torcida”, dizia Adriana Ferreira, de 44 anos, que mora em Ponta Grossa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here