Corrida e Caminhada em Itaipuaçu - Foto: Clarildo Menezes

Maricá teve neste domingo (17/06) sua segunda prova de corrida de rua consecutiva e, curiosamente, com o mesmo vencedor. Com o tempo de 30 minutos e 40 segundos, o corredor Antônio Ribeiro foi o primeiro colocado da Corrida e Caminhada Circuitos Regionais, que foi realizada em Itaipuaçu com promoção da Universidade Federal Fluminense (UFF) e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. Ele já havia vencido no domingo anterior (10/06) a Corrida e Caminhada Cidade de Maricá, entre a Barra e o Centro. O segundo lugar ficou com Frank Corrêa, que terminou a prova com 32 minutos e 53 segundos, e o terceiro foi Luiz Carlos Anchieta (com 33 minutos e 13 segundos). A largada e a chegada foram na Praça dos Gaviões, com percurso de 9 km (ida e volta) pela Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36) até a altura da Rua 70.

Na chegada, Antônio deu parabéns à UFF e a prefeitura pelo apoio a organização do evento. “Nossa cidade é muito bonita e tem condições ideais de terreno para todo tipo de prova”, garantiu o vencedor. No que depender da universidade, a prova deste domingo vai se repetir em 2019. O coordenador técnico do evento, Lenildo Pereira, antecipou que vai dar um parecer favorável à inclusão de Maricá nos Circuitos Regionais. “Tivemos apoio total da Prefeitura, o local é perfeito para este tipo de prova e a Guarda Municipal foi fantástica conosco. Pelo meu parecer, vamos voltar no ano que vem”, garantiu ele.

Pouco depois do início da corrida, o secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Filipe Bittencourt, afirmou que haverá ao menos mais uma prova de corrida ainda este ano, provavelmente em Araçatiba. Segundo ele, o evento trouxe outros benefícios para a cidade. “Muita gente veio de fora para participar e conhecer a cidade nessas duas corridas, uma grande procura que lotou nossas pousadas e movimentou o comércio. Para o ano que vem, queremos montar um calendário com um número maior de provas”, projetou o secretário, que participou da caminhada, cujo circuito foi de 3 km e teve muita gente que participou pela primeira vez deste tipo de prova. Um deles foi caminhoneiro Almir da Costa, que tem 56 anos e mora em São José de Imbassaí. “A sensação é ótima e quero fazer outras caminhadas. Acho que tem que ter mais em Maricá”, opinou.

Além de lanche e massagem para quem chegava ao final, a corrida também teve participações de membros do governo municipal, como a secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, e do comandante da Guarda Municipal, Diego Oliveira. Entre as mulheres, a melhor colocada foi a professora Camila Matheus, de 38 anos, que começou na caminhada e entrou no pelotão da corrida. “Como estou vindo de uma lesão, não sabia se iria aguentar. Quando vi que dava, resolvi correr e consegui. Foi uma superação para mim”, comemorou ela, que mora no Fonseca, em Niterói.

A presença ilustre ficou por conta do corredor Dempsey Lima Filho, de 74 anos, conhecido como ‘rei do banjo’ por correr sempre com o instrumento musical nas mãos. Morador do bairro Jardim Sumaré, em São João de Meriti (na Baixada Fluminense), ele garante ter participado de mais de 600 provas de corrida, que vão da São Silvestre e a Volta da Pampulha até a Maratona de Nova York. Com toda essa experiência, ele considerou a corrida em Itaipuaçu de ótima qualidade. “Foi a primeira vez que vim correr aqui, cheguei às 4h e gostei muito. A estrutura é muito boa e adorei o circuito. Tudo muito bom”, elogiou.