Fabiano Horta: "Objetivo é qualificar nosso empresário e dar a eles condições de ter um negócio mais apurado" - Foto: Adriana Reis

Os empresários que participaram do Seminário Empretec – ministrado entre 07 e 12 de maio deste ano – receberam, no início da tarde desta quarta-feira (13/06), uma homenagem da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo. Além da entrega dos títulos de homenagem, os “Empretecos” presentes tiveram também uma palestra sobre Marketing Digital, ministrada por Victor Amorim, instrutor do Sebrae/RJ.

Para o prefeito Fabiano Horta, ao contratar o Empretec para os empresários locais, o poder público pensou em qualificar o empreendedor local para as novas realidades que a cidade está vivendo. “Esse desenvolvimento é um processo muito agudo, muito intenso, e é importante que a gente prepare essa cadeia produtiva que já existe no município com realidades e domínio de conhecimentos para que ela se desenvolva e se antecipe, inclusive, a esse processo”, afirmou Fabiano. “O objetivo maior é qualificar nosso empresário, dar a eles condições de cada vez mais ter um negócio mais apurado que gere um bem social maior”, acrescentou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Alan Novais, ao reconhecer os desafios cumpridos pelos participantes do seminário, os parabenizou, lembrando que serão esses empresários que garantirão a roda econômica após a pujança atual do petróleo. “Costumo dizer que a idade da pedra não acabou por falta de pedra. Após esse boom que o petróleo e gás está promovendo na cidade, é importante garantirmos que a máquina econômica na cidade continue girando. A Prefeitura de Maricá, ao ministrar um curso tão importante no município, é visionária porque entende que esses empresários, ao qualificarem-se, poderão de forma adequada crescer e, por conseguinte, ajudar a cidade a desenvolver também”, disse.

Renato Machado, secretário Geral de Governo, reforça a importância do Empretec e da presença da atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico trazendo o empresário local para perto do poder público. “É um avanço na cidade porque, na verdade, eles vão ser pessoas capacitadas para saber qual é o melhor mercado, vão estar entusiasmadas em realmente multiplicar as suas empresas e empreendimentos na cidade. Maricá ganha com isso e os novos empresários irão ver esse passo que a Prefeitura deu e vão querer também se gabaritar. A cidade, como um todo, ganha. São empresários mais capacitados, que vão ter a visão do tamanho da macro cidade que Maricá vai viver daqui a um tempo, e sim, todos nós ganhamos”, ressaltou Renato Machado.

Hayume Resende, uma das participantes que passou pelo Empretec, afirma que o seminário a aperfeiçoou como empresária. “O Empretec impactou minha vida de uma maneira inimaginável, mudou minha maneira de pensar e agir diante do desafio de ser uma empreendedora, agora com uma visão muito mais apurada na hora de tomar decisões”, pontuou ela, que faz bordados e uniformes personalizados no Ateliê Hayume e ministra aulas de costura e etiqueta.

Além dos empresários formados pelo curso, estiveram presentes também o coordenador de Empreendedorismo Sandro Lima; coordenadora do Procon Maricá Angélica Spindola; o coordenador do Sebrae Leste Fluminense Leandro Marinho; e o presidente da Associação Comercial de Maricá Jorge Luiz Braga.