Equipes da Comissão retiraram construções e notificaram proprietários em Itaipuaçu - Foto: Elsson Campos

A segunda ação da Comissão Permanente de Preservação e Manutenção de Áreas Públicas de Maricá ocorreu nesta sexta-feira (15/06) no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. A equipe formada por integrantes das secretarias de Obras, Urbanismo, Habitação e Assentamentos Humanos e de Segurança, Ordem Pública e Trânsito foi até o cruzamento das ruas 33 e 63, onde os terrenos que ficam nas quatro esquinas (cada um com 669 metros quadrados e que pertencem ao município) sofreram ocupações irregulares. Em um deles, um muro com cerca de 50 metros de comprimento foi demolido com auxílio de uma retroescavadeira.

Enquanto o terreno ao lado deste não tinha indício de construção, outros dois já tinham casas erguidas e uma delas com uma família morando. Funcionários da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos conversaram com o morador e a família foi cadastrada, enquanto as residências vizinhas foram notificadas para comparecer ao órgão e se regularizar. Segundo o morador, a área teria sido comprada há mais de dez anos pelo avô de sua esposa.

De acordo com o secretário da Comissão Permanente, Júlio César Ramos, uma pessoa até agora não identificada loteou e vendeu as quatro áreas, cuja destinação original é a construção de praças para lazer. O que chamou a atenção, no entanto, foi a instalação de medidores de luz e água mesmo onde havia apenas o muro erguido. “Vamos oficiar a Cedae e a concessionária de energia elétrica para que elas expliquem quais foram os documentos apresentados que permitiram a instalação desses medidores. Já podemos deduzir que não houve um critério preciso para isso, o interesse deles é só gerar receita”, avaliou Ramos.

Implantada no último dia 04/06 com o intuito de prevenir e coibir invasões nesses locais, a Comissão Permanente de Preservação e Manutenção de Áreas Públicas de Maricá realizou sua primeira ação em Jacaroá, região central da cidade, no dia 8 deste mês. A equipe foi até o loteamento Bela Vista, onde foram retiradas construções em um terreno que também é do município. A equipe também retirou outras numa encosta onde, segundo fiscais da Secretaria de Urbanismo, há risco iminente de escorregamento. O grupo, que é vinculado à Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), pretende realizar semanalmente uma ação em cada bairro onde há processos administrativos abertos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here