Palestra da Defesa Civil sobre os cuidados com o meio ambiente para alunos da educação infantil - Foto: Fernando Silva

Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizaram nesta quarta-feira (13/06) uma palestra de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. O encontro aconteceu no Centro de Educação Infantil de Maricá (CEIM) José Carlos de Almeida e Silva, em Inoã. Utilizando bonecos fantoches a equipe atraiu a atenção das crianças entre 3 e 6 anos, público-alvo da ação. Vídeos explicativos sobre a destinação correta do lixo, coleta seletiva e cuidados com o meio ambiente de modo geral foram exibidos como forma de conscientizar os pequenos.

Durante a palestra a equipe interagiu com o público infantil ensinando práticas de boas condutas nas praias para evitar afogamento, orientou quanto à proibição da soltura de balões e informou aos alunos os números dos telefones de emergência como o Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil, para serem acionados em casos de necessidades.

Segundo Simone Torres, diretora geral da unidade, apesar da pouca idade, as crianças já conseguem assimilar e diferenciar o certo do errado. “Às vezes um amigo joga um lixo no chão e elas contam para as professoras. Outro exemplo é quando uma criança esquece a torneira aberta enquanto escova os dentes e o outro amiguinho já chama a atenção. Isso é prevenção para ser um adulto mais consciente”, disse.

A coordenadora do departamento de capacitação comunitária e escolar da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Andreia Cunha Pereira, explicou que esta ação faz parte do projeto “Agente Mirim Maricaense”, que acontece em toda rede municipal em parceria com a Secretaria de Educação. Ainda segundo a coordenadora, o resultado do projeto tem sido favorável, já que as crianças levam para casa as informações aprendidas na escola.

“É uma troca de energia muito grande e o resultado é imediato. Nem terminamos o ciclo de palestras e as crianças já estão cobrando as atitudes dos adultos. Elas chegam em casa recriminando o pai que soltava balão; pedem para entrar em contato com a Defesa Civil; passam a nos reconhecer nas ruas e, quando vão às praias, procuram pelas barracas dos salva-vidas. Isso realmente é gratificante”, avaliou.

Pedagoga de formação, Andreia Cunha acredita que sua experiência na área facilita na didática com os pequenos. “Poder juntar a educação com a temática de Defesa Civil é mais do que uma missão, é um sonho. A cada apresentação o cansaço físico fica de lado porque a emoção de realizar isso é muito grande. É um privilégio”, completou.

Para a professora de Educação Física Cíntia Alves de Alcântara, essa ação da Secretaria de Defesa Civil é de fundamental importância para o desenvolvimento do cidadão. “Eu acho muito importante porque desde pequeno nós cidadãos já temos que ter o interesse e a descoberta que a Defesa Civil vem despertando neles. O conhecimento do que se deve ser feito ou não com relação a tudo o que vivemos no nosso dia a dia”, relatou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here