Educação no trânsito no CEM Joana Benedicta Rangel - Foto: Fernando Silva

Dezenas de alunos do CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, se reuniram na manhã desta segunda-feira (11/06) na quadra da escola para participar do projeto interdisciplinar de educação para o trânsito. Trata-se de um conjunto de atividades elaboradas pelos professores da unidade no intuito de mostrar na prática o respeito às regras de trânsito. Circuito, quebra-cabeça, jogo da memória com sinalização, cartazes, boliche, quiz de perguntas e respostas e maquetes produzidas pelos alunos fizeram parte da gincana.

O projeto foi elaborado pela diretora em conjunto com professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Inglês a partir da percepção de desenvolvimento da cidade. O assunto foi proposto com base no tema “Por um trânsito melhor”, projeto elaborado pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. Para dar dinâmica e divisão do trabalho, cada um ficou responsável por criar atividades que interagissem com outros alunos e que tivessem relação com o tema.

Na opinião de Maria Vanda, diretora da unidade, o projeto visa disseminar para os responsáveis o conhecimento adquirido pelas crianças e adolescentes na escola. Para isso, segundo a diretora, há probabilidade de em uma segunda etapa o projeto acontecer externamente e não ficar somente dentro do colégio.

“É uma ação pensada na educação do trânsito como um todo: refletir em quem precisa de acessibilidade, de garantia para ter sua vaga no estacionamento quando a lei é burlada e ter validade do que é falado”, afirmou. “É comum as pessoas banalizarem a sinalização de trânsito, e quando nós massificamos o conhecimento, fica mais fácil dos nossos alunos aprenderem e levarem para casa. Isso é de grande importância para o maricaense. Ou seja, é educar aprendendo”, completou.

Como a ação foi bem aceita pelos jovens, uma vez que as atividades são realizadas de forma interativa, Maria Vanda planeja futuramente promover com outras secretarias uma gincana semelhante. “Eu tenho uma grande gratidão pela elaboração do trabalho e é visível o resultado. Já estou pensando em fazer parceria com a Secretaria de Urbanismo e convidar as arquitetas para fazer um trabalho de acessibilidade. Então, não para por aí. Estamos desenvolvendo cada vez mais”, avaliou Maria Vanda.

Uma das gincanas que mais atraíram o público estudantil foi o jogo da memória com o tema acessibilidade e inclusão no trânsito. Nele, os alunos tinham que encontrar o par dos desenhos das placas de sinalização. “Eu acho que quando trabalhamos essa parte de memorização fica mais fácil de levar para a realidade. Aqui trabalhamos, e lá fora eles fazem essa conexão”, analisou a professora de Português e Produção Textual Ana Cláudia Velasco, que foi a idealizadora da brincadeira.

A coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Raquel Lima visitou a escola e se encantou com a proposta apresentada pelos adolescentes. “Os alunos estão destacando a nossa sinalização e os novos investimentos do município para o trânsito, como o trafic calming (redutores de velocidade para travessia de pedestres instalados na Rodovia Amaral Peixoto – RJ-106 – e no centro da cidade). Hoje, observamos que a educação para o trânsito no município é de grande prioridade e relevância”, destacou.

Convidada para sanar dúvidas dos jovens, a Guarda Municipal foi bastante requisitada pelos adolescentes, que questionaram os assuntos referentes à sinalização e travessia de pedestres. “A importância do trânsito dentro da escola é a formação dos nossos futuros condutores. Quanto mais informação a criança tiver sobre trânsito, melhores condutores vão sair daqui pra frente. Vão estar informados sobre a lei de trânsito e saberão como tem que se portar. Então, é muito importante trabalhar isso dentro da escola”, ressaltou Anderson Martins, inspetor da ronda escolar da Guarda Municipal. Dando continuidade à campanha Basta de Acidentes, a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito fará uma blitz educativa na próxima 6ª feira, às 11h, em frente ao colégio.