Crianças brincaram de corrida do ovo na colher (foto) entre outras atividades recreativas - Foto: Marcos Fabricio

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito realizou no último sábado, 09/06, mais uma ação do Projeto “Brincando Mais Perto de Você” na E.M. Alcebíades Afonso Viana Filho (São José do Imbassaí) com a participação de cerca de quarenta crianças com idades entre seis e 12 anos. De acordo com a coordenadora da Operação Verão, que é responsável pelo projeto, Anuciana dos Santos Azevedo, a iniciativa tem como objetivo aproximar os agentes que atuam em Maricá da população. “Quando você fala de Segurança, as pessoas tendem a se retrair. Não entendem que é muito mais do que aquele órgão que está ali para reprimir, dizer que o não pode ser feito. A Segurança é um todo. Então queremos trazer as comunidades para perto da secretaria e o caminho que encontramos foi sair do nosso ambiente, no qual estamos preocupados em proteger, cuidar e amparar, para vir até eles e resgatar brincadeiras que as crianças não fazem mais”, explicou.

Entre as atividades direcionadas pelos 16 agentes estavam oficina de pipa, corrida do ovo na colher, corrida no saco, brincadeiras de tabuleiro, ping pong, oficina de desenho, pula-pula, futebol e pintura. “São coisas que as crianças estão perdendo um pouco nesse mundo digital. Na outra ação, na escola dentro do residencial Carlos Marighella, em Itaipuaçu, na hora de irmos embora as crianças já perguntavam quando íamos voltar. Porque isso é fora do mundo delas da escola”, completou Anunciana. O projeto é realizado a cada 15 dias, começando pelas escolas do município que são mais afastadas. “A gente quer se aproximar dessas comunidades, mas todas as escolas serão atendidas”, concluiu.

Diretora da unidade, Carina Figueira destacou a importância da integração entre escola e comunidade. “Nas atividades recreativas, aulas de educação física e recreios, procuramos sempre resgatar essas brincadeiras, mas abrir as portas da escola para ter uma comunidade presente é muito importante para o sucesso escolar dos alunos. Hoje, as crianças chegaram felizes, muitos pais entraram em contato comigo pelo zap parabenizando e agradecendo a oportunidade de mais um dia lúdico com as crianças”, disse.

As crianças também demonstravam estar muito satisfeitas com a atividade extra-curricular. A pequena Rebeca Santana (10 anos) achou tudo “muito legal e divertido”. O aluno Pedro Emanuel (11 anos) concordou. “Hoje está sendo muito legal porque eu brinquei, não foi como os outros dias que a gente fica dentro da sala estudando”. E Sara Guimarães (10 anos) completou: “Dentro de sala a gente fica preso sem brincadeira, na hora do recreio é pouco tempo para fazer essas coisas. Hoje o tempo está sendo bem maior”, falou sorrindo.

Bola de futebol, coração e princesa foram as pinturas na pele mais solicitadas pelos pequenos, mas o que chamou a atenção da criançada e dos próprios agentes, foi a oficina de pipa. Um deles, Robson Marques se disse surpreso com a nova experiência. “Para mim está sendo bem diferente porque eu era uma pessoa que tinha dificuldade com as crianças e estou me familiarizando bem. Eu nem esperava isso, mas estou gostando bastante”, justificou.

Representante do canil da Guarda Municipal, o inspetor Luiz Augusto Alvarenga falou um pouco do seu trabalho na operação com cães e fez uma demonstração de obediência. “Temos cães de busca e faro. Eles são usados na patrulha de praças e escolas, na defesa e no ataque, para encontrar drogas e acabar com a venda delas da porta das escolas”, ensinou. Pipoca, guloseimas, cachorro-quente e refrigerante foram distribuídos para todos que participaram.