Foto: Elsson Campos

Na terça-feira (12/06), a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria técnica com o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 3) realizam o 1º Ciclo de Palestras no novo Aeroporto de Maricá para debater a segurança nas operações aeroportuárias. As palestras acontecem nos meses de junho e julho. As palestras são abertas aos funcionários da Companhia, principalmente, do setor de operação do aeroporto. O Seripa é um órgão do Centro Nacional de Investigação de Acidentes Aeroportuários (Cenipa).

“Esse apoio técnico é de grande importância para as operações já que estamos projetando tanto a operação offshore, quanto operações com aeronaves de maior porte e, para isso, nada melhor que o Seripa 3, que é o órgão de investigação regional, para instruir toda nossa equipe”, afirma Daniele Silvério, superintendente de Gestão Aeroportuária da Codemar.

Ações nas escolas municipais

Outra ação envolvendo a parceria que já acontece desde 2017 é a conscientização de segurança de voo nas escolas do entorno do aeroporto de Maricá. A ação vai levar às escolas da rede pública municipal um trabalho educativo sobre o perigo da soltura de balões e o uso de aparelhos de raio laser para aeronaves.

Os estudantes vão assistir vídeos e ouvir explicações e orientações do grupo de oficiais e pilotos da Força Aérea Brasileira. Em 2017, cerca de 50 crianças do Centro Educacional Infantil Municipal Ondina de Oliveira Coelho, que fica no Centro de Maricá, assistiram à palestra dos oficiais da Aeronáutica.

Os encontros vão acontecer entre os meses de agosto e novembro. As escolas escolhidas serão divulgadas pela Codemar em parceria com a Secretaria de Educação.