Trinta agentes participaram do curso de Noções Básicas em Meteorologia para redução de riscos - Foto: Divulgação

Com o intuito de capacitar seus agentes para atuarem nos casos de acidentes provocados por causas naturais, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou nesta sexta-feira (08/06) o curso de Noções Básicas em Meteorologia voltado para Redução de Riscos e Desastres. O encontro aconteceu no espaço Plaza Pet, no Parque Nanci, e contou com cerca de 30 profissionais da pasta, entre engenheiros, geólogos, analistas de sistemas, que também fazem parte do público-alvo do curso.

A palestra foi ministrada pelas meteorologistas Michele de Lima Ribeiro e Cristiane Nascimento que dividiram os assuntos. No primeiro bloco foi falado sobre interação oceano-atmosfera, zona de convergência, temperatura, umidade, vento, pressão, precipitação e formação de nuvens. Já na segunda etapa, os assuntos que entram em pauta foram estação meteorológica, monitoramento, alerta e alarme meteorológico.

“É uma capacitação para o pessoal ter uma noção das atividades que desenvolvemos. Nós explicamos o porquê desse trabalho, quais são os processos e apresentamos quais são as áreas de atuação. Além disso, queremos mostrar também como podemos ajudar a população do município no aviso prévio para os fenômenos adversos que vierem a ocorrer”, explicou Michele de Lima.

A meteorologista adiantou ainda que estão sendo feitos testes de envio de SMS para alertar a população em casos de grande incidência de chuvas. A Defesa Civil vai contar também com um sistema de informações climáticas gerido pelo município. O informativo será diário e, além da previsão do tempo na cidade válida para dois dias, terá a chamada análise sinótica, onde será possível avaliar e prever a chegada de frentes frias.

O coordenador técnico da Defesa Civil, major Wellington Silva, informou que a ideia da pasta é criar núcleos formados pelos próprios moradores do município para auxiliar no monitoramento dos agentes. Além disso, há um estudo já sendo elaborado pela equipe para identificar pontos de apoio em casos de possíveis alagamentos na cidade. “Como nós temos 46 km de orla de praia, região de mata, áreas de riscos e vários adensamentos populacionais, é importante que todos os entes da estrutura da Defesa Civil sejam capacitados para que possamos incontinentemente dar a resposta necessária em relação às questões dos eventos adversos que afetam o nosso município”, afirmou o coordenador.

Após um breve intervalo a palestra retornou com a meteorologista Cristiane Nascimento, que detalhou o tema sobre aplicativos de meteorologia em celulares, boletim meteorológico, alerta, alarme e radares meteorológicos. “Nós fazemos a previsão do tempo, mas precisamos da ajuda dos agentes que atuam 24h porque eles estão o tempo inteiro fazendo o monitoramento da cidade. Isso é importante para que façam o acompanhamento de forma efetiva, possibilitando que os alertas cheguem de forma efetiva, quando em funcionamento”, relatou a meteorologista.

Assistindo à palestra, o agente da Defesa Civil, Igor Leonardo destacou o aprimoramento da equipe (que conta com especialistas das áreas de Geologia, Engenharia, Análise de Sistemas, Geotecnia e Hidrologia), no intuito de prestar um melhor atendimento à população. “A Defesa Civil vem aprimorando o conhecimento técnico afim de dar um suporte melhor para a população, deixar a cidade mais resiliente e as pessoas mais preparadas para respostas”, finalizou o aluno que desde 2000 atua na Defesa Civil de Maricá.

Guarda-vidas da Defesa Civil desde 2003, Daniel do Nascimento Silva apontou a persistência dos banhistas como um dos problemas mais enfrentados no ponto do quiosque 13, onde atua na Barra de Maricá. “As pessoas acham que nada vai acontecer com elas. Em casos de relâmpago, primeiro mostro, depois falo de casos que já aconteceram para que elas possam acreditar. Mas com os adolescentes são mais complicados. Eles acham que são imortais e precisamos agir de forma mais enérgica”, analisou o guarda-vidas.

Para auxiliar na atuação dos agentes, a Prefeitura de Maricá já solicitou materiais como estações meteorológicas, pluviômetros, fluviômetros, equipamentos de engenharia, GPS, entre outros e que já estão em fase de licitação. O curso de Noções Básicas de Meteorologia voltado para Redução de Riscos de Desastres faz parte de um ciclo de palestras realizado mensalmente pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here