Alunos receberão instruções para preencher formulários sobre o Plano de Contingência - Foto: Elsson Campos

A primeira turma de agentes comunitários de Saúde a passar pela capacitação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá com foco na Gestão do Risco de Desastres se reuniu no espaço Plaza PET, no Parque Nanci, no início da tarde desta segunda-feira (04/06). Ao todo, 160 alunos distribuídos por distritos receberão instruções sobre a atuação da pasta e sobre o preenchimento de formulários que irão agregar informações ao Plano de Contingência do município.

De acordo com o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil, major Wellington Silva, após a última capacitação os agentes receberão o material que será incorporado ao dia a dia deles. “A ideia é conseguir um levantamento da quantidade de pessoas e suas características dentro das suas respectivas áreas de risco para realizar um estudo de demanda. Na possibilidade de um evento adverso nessas regiões, teremos essa demanda antecipada e conseguiremos atender efetivamente a possível problemática que venha a acontecer”, explicou o major.

Para a secretária de Saúde, Simone Costa, o Plano de Contingência vai ajudar a minimizar riscos e ajudar na rede de urgência em situações adversas. “É muito importante estarmos fazendo essa integração, não só para prevenção, mas para a conscientização. Os agentes comunitários são a nossa ponta, eles vão em cada residência e sabem do histórico de cada pessoa, desta forma podem colaborar na identificação de alguma área em situação de risco ambiental ou estrutural”, disse Simone.

A aluna Alessandra Guedes, que atua na área de acolhimento da Secretaria de Saúde, falou sobre a importância da instrução. “No ano passado eu participei das campanhas de vacinação contra a febre amarela e percebi o quanto é importante a atuação da Defesa Civil. Quando fomos fazer busca ativa para encontrar as pessoas que precisavam ser vacinadas, passamos a entender um pouco o trabalho deles. Agora estamos ganhando embasamento para ajudar as pessoas e ao mesmo tempo ter um suporte”, finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here