Celebração de Corpus Christi - Foto: Fernando Silva

O feriado de Corpus Christi foi comemorado com muita celebração na última quinta-feira (31/05). O evento, que rememora a Eucaristia (celebração da morte e ressurreição de Cristo), faz parte do calendário turístico da cidade e teve o apoio da Prefeitura, através da Coordenação de Assuntos Religiosos e das paróquias de São José, Rio do Ouro, Itaipuaçu e a matriz da Igreja Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Maricá. Além da tradicional confecção dos tapetes de sal grosso, a cerimônia contou com uma missa campal e com o show da cantora Eliana Ribeiro, que subiu no palco montado na Praça Orlando de Barros Pimentel, encerrando a festa.

Os tapetes começaram a ser confeccionados logo no período da manhã. A novidade deste ano ficou por conta do aumento do perímetro destinado para a preparação, que antes acontecia somente na Avenida Nossa Senhora do Amparo. Agora, as ruas Almeida Fagundes e a Domício da Gama foram fechadas para dar lugar às 322 demarcações, que ao longo do dia foram preenchidas com os diversos desenhos elaborados. Segundo a organização, esta iniciativa da Prefeitura permitiu a produção de mais 115 tapetes em relação ao ano passado.

“Isso representa mais pessoas na rua e mais gente conscientizada. Na realidade esse movimento há cerca de alguns anos estava caindo em descrédito, e nós, com esse trabalho em conjunto com outras paróquias e o apoio fundamental da Prefeitura, estamos conseguindo resgatar essa cultura de Maricá, que é fazer os tapetes de Corpus Christi”, avaliou o responsável pela parte católica da coordenadoria de Assuntos Religiosos, Ronaldo Luiz Cardim.

Para dar contorno aos vários símbolos que se formavam no chão das ruas, a Prefeitura doou cerca de 720 sacos de 25kg de sal grosso, totalizando 18 toneladas (duas a mais do que no ano passado), além de serragens. Assim, não faltou criatividade para aos poucos os traços irem ganhando formas que remetiam a imagens religiosas: crucifixo, cruz, Jesus, velas, mensagens de fé, foram alguns dos representações elaboradas com sal grosso.

Ajudando seus netos de 5 e 9 anos a prepararem duas gravuras, estava a Neusa Marins Ferreira, de 69 anos. A aposentada, que produzia uma hóstia e uma vela, relembrou da época em que pertenceu ao grupo pioneiro da tradição no município. “Hoje estou brincando com meus netos, mas eu tenho orgulho de dizer que comecei o primeiro tapete de Maricá na época do padre Manuel nos anos 80, e os primeiros tapetes nós fizemos durante três anos com areia e pó de serra”, recordou com carinho a idosa.

A cerimônia reuniu não só fiéis, mas também os que simpatizam com a data, como foi o caso do estudante de arquitetura e urbanismo, Igor Marins, que confeccionou com outros amigos uma imagem de 3,60m x 2m da Nossa Senhora Aparecida olhando para a Igreja Matriz.

“Nós somos leigos e decidimos contribuir de alguma forma e fazer um desenho mais artístico. Eu acredito muito na Maria e tenho uma admiração muito grande por ela”, contou o estudante detalhando quais materiais foram usados na elaboração da ilustração. “Nós usamos uma base de cartolina desenhada, depois fizemos todo o contorno com papel crepom preto enrolado para fazer várias tranças. Foram 7 horas de trabalho antes de chegarmos aqui, mas foi muito gratificante porque está muito bonito”, afirmou.

Acompanhando de perto a confecção dos tapetes estava o secretário Geral e de Governo e de Obras, Renato Machado, que falou da importância de a Prefeitura realizar eventos como este na cidade. “É uma interação muito bacana que o cristianismo traz para Maricá, mexe com a auto-estima da população e esperamos que isso venha a ser um crescente”, disse o secretário. “Este ano conseguimos aumentar a extensão do tapete, que era sempre na via principal, mas conseguimos fazer em 2 vias. Tenho certeza que não só a Prefeitura no que ajudou, mas o mérito maior é do nosso padre Ademar que sempre está presente e para a população que realmente entende que esse dia de Corpus Christi é muito importante para a cidade”, declarou Renato Machado.

Prestes a completar quatro anos como pároco da Igreja Matriz, o padre Ademar Ermelindo Pimenta agradeceu o apoio da Prefeitura para a realização do evento. “Aqui nós celebramos a vida, o gostar de estar junto. As crianças vieram me abraçar e me sujaram. Estou todo manchado com o abraço delas. Então, essa é a grandeza. Se nós continuarmos com essa mesma parceria bonita, quer do prefeito, quer nosso também como pároco trabalhando para a glória de Deus, certamente nós só temos a ganhar”, afirmou o padre.

Logo após o término da missa campal, que aconteceu no período da tarde, os fiéis saíram em procissão percorrendo o trajeto por cima dos tapetes confeccionados, como manda a tradição. Levando animação ao público presente estava o cantor Dudu Amaral, que com sua banda acompanhou o cortejo em cima de um trio elétrico.

“Vendo o tapete sendo preparado pelo povo, a manifestação de fé e depois as pessoas indo com padre Ademar, conduzindo o santíssimo sacramento pelas ruas da cidade, além de ver a população feliz, cantando e orando por àqueles que estavam no hospital, no instante em que o carro passou em frente [Conde Modesto Leal], foi um momento com certeza inesquecível e maravilhoso”, relatou o artista.