Diversos serviços e atrações foram oferecidos gratuitamente na Praça Orlando de Barros Pimentel no último sábado (26/05), data na qual Maricá completou 204 anos de emancipação político-administrativa. A equipe da Coordenadoria de Saúde Bucal, vinculada à Secretaria de Saúde, estava presente realizando orientações de escovação e tratamento dentário por meio da unidade móvel, como aplicação de flúor, limpeza, restauração, acesso e até extração. Os interessados também podiam obter dicas de escovação, limpeza e aplicação de flúor e também atendimentos na unidade móvel, que é um consultório climatizado com condições de realizar diversos serviços.

A criançada aproveitou as brincadeiras oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio). Badminton, pinball, jogos de tabuleiros, paraquedas de cooperação, fanfarra, esquetes de educação ambiental foram algumas das atividades disponíveis. O coordenador municipal de Esportes, Carlos Vagner Azeredo, destacou a importância de atividades que estimulem a movimentação corporal desde cedo. “Temos que nos exercitar e praticar exercícios físicos estimulando assim um estilo de vida mais saudável e atividades como as que estão sendo oferecidas”, declarou o coordenador, acrescentando que no dia 30 de maio será realizado o Dia do Desafio, com a proposta de estimular que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.

O gestor de esportes e recreação do Sesc falou sobre a importância da parceria com a prefeitura. “O objetivo é oferecer esse tipo de atividades em cidades que não possuem unidades do Sesc visando estreitar as relações com a população. Trazemos esportes, como por exemplo, o badminton, que não são tão populares como forma de estimular a prática”. Para o gestor, as atividades lúdicas ainda despertam o interesse nas crianças. “Visitamos diversas cidades com esse projeto e observamos que a ludicidade ainda encanta os pequenos. Por isso, temos que incentivar e resgatar a prática de brincadeiras que fizeram parte do nosso passado e estão esquecidas”, destacou.

A moradora de Itapeba, Roberta Figueiras, de 39 anos, levou os três filhos – Demian, de 9 anos, Thiago, de 10, e Leandra, de 13 – para aproveitar o dia com muita alegria. “Temos que resgatar essas brincadeirinhas que incentivem o contato com outras crianças. Eles adoram brincar com outras crianças”. Roberta também aproveitou para visitar a unidade móvel de odontologia e verificar como anda a saúde dental de seus filhos.

Adriana Gomes, de 26 anos, mora na Mumbuca e trouxe os dois filhos (Wanderson, de 1 ano, e Matheus, de 7 anos) para brincar na praça. “Acho muito importante incentivar a prática de jogos interativos que tenham o contato com outras crianças. Não quero que eles fiquem viciados em jogos no celular e nos desenhos da TV. É fundamental interagir porque criança tem que brincar e aproveitar a infância para se divertir”, destacou. Para seu filho Matheus foi muito divertido brincar com outras crianças na rua. “Foi bem legal pular, correr, gritar e me divertir com meus novos amiguinhos”, falou.

A responsável pela ação social do setor de odontologia, Aline Pizão, destacou a importância de ações que ofereçam dignidade e qualidade de vida aos cidadãos. “Maricá se tornou referência no atendimento odontológico porque temos o objetivo de promover a prevenção da saúde bucal, por meio dos programas “Dentista no seu bairro”, “Geração Cárie Zero” e “Ortodontia para todos”.

O morador da Mumbuca Agnel dos Anjos, de 63 anos, foi um dos atendidos na unidade móvel para realizar um curativo num de seus dentes. “Não fazia os tratamentos necessários por falta de tempo, mas agora estou aposentado e terei mais tempo. Sensacional ter essa oportunidade de cuidar da saúde. Tudo muito novo, limpo e com muita atenção dos profissionais”, destacou o aposentado.

A moradora do bairro Guaratiba, Josineide da Silva, de 40 anos, levou seus dois filhos, Agatha Millena, de 4 anos, e Lucas Vinicius, de 10, para receber as orientações sobre escovação. “Muito legal essa ação porque estimula o conhecimento. Meu filho mais velho não gosta de escovar dentes. Por isso, é fundamental que ele ouça da dentista que é necessário fazer a higiene correta”. Após a avaliação do profissional, Lucas Vinicius precisou extrair um dente-de-leite que estava doendo. O procedimento foi realizado na hora no consultório móvel. “Nem doeu. Foi bom porque minha dor passou e agora vou escovar os dentes todos os dias”, frisou o menino.