Prefeito abriu conta no Banco Mumbuca e já passou a utilizar o aplicativo e-dinheiro - Foto: Elsson Campos

No dia do aniversário de 204 anos de emancipação politico administrativa de Maricá (26/05), o prefeito Fabiano Horta abriu sua conta no banco Mumbuca – agência Centro, na Casa Digital. Além do chefe do Executivo, os secretários de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino; de Turismo, Robson Dutra; de Cultura, Andrea Cunha; e de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, também aderiram ao banco Mumbuca.

De acordo com o prefeito, a oportunidade de permitir que qualquer cidadão abra sua conta no banco Mumbuca iguala a cidade, dinamiza e universaliza a economia local. “Todos podem ter acesso a esse banco. Com isso, o cidadão comum pode ser participante dessa grande rede solidária que coletiviza uma economia mais justa pautada no desenvolvimento das pessoas”, declarou o chefe do Executivo, que fez o download do aplicativo “e-dinheiro” e já começou a lidar com a ferramenta.

O banco opera por meio da plataforma e-dinheiro para efetuar serviços como verificar saldo/extrato, pagamento de contas, compras nos estabelecimentos credenciados, transferência e pagamentos diversos, assim como a dos benefícios sociais pagos com a Moeda Social Mumbuca. Além do aplicativo, a movimentação também pode ser feita por meio de cartão de débito.

O secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, destacou a importância do banco para estimular o financiamento do microcrédito a juros zero (Mumbucred). “A compra nos estabelecimentos credenciados incentiva a cadeia econômica da cidade, criando um fundo para financiar uma política de microcrédito no valor de até R$ 2 mil para grupos solidários de empreendedores locais. O objetivo é o de incentivar o desenvolvimento de uma economia solidária e popular”, explicou o secretário, acrescentando que alguns comércios concedem desconto entre cinco a 10% no momento da compra – já que o sistema faz o repasse imediato.

O programa conta com atualmente 419 estabelecimentos credenciados, dentre farmácias, mercados, mercearias, armarinhos e lojas em geral. Atualmente, em torno de R$ 1,7 milhão são injetados mensalmente na economia local. Porém, cálculos do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), indicam que o impacto na economia da cidade chegue a R$ 3 milhões por mês.

De acordo com a gerente geral do banco Mumbuca, Natália Sciammarella, o município conta com 7.600 contas abertas, além das 10 mil, que são vinculadas aos beneficiários dos programas sociais. “Ao abrir sua conta, o cidadão está incentivando o investimento em políticas públicas solidárias e para o desenvolvimento econômico do município”, declarou a gerente, acrescentando que para abrir a conta os interessados devem apresentar CPF, identidade, telefone e endereço. O município conta com três agências do banco Mumbuca em funcionamento: Centro, Inoã, Cordeirinho, e está prevista para julho, a inauguração do banco em Itaipuaçu.