Amaury guarda a moeda que encontrou na década de 80, na construção do CEM Joana Benedicta - Foto: Robson Sosa

Na véspera do aniversário de 204 anos de Maricá, um dos servidores aposentados mais antigos da Prefeitura de Maricá, Amaury Ferreira da Silva, de 89 anos, visitou o Paço Municipal nesta sexta-feira, 25 de maio, com uma relíquia para a história do município, uma moeda de cobre de XX (20 Réis) datada de 1814, ano em que o município foi fundado.

De acordo com o site Brasil Moedas, a peça foi cunhada pela Casa da Moeda do Rio de Janeiro durante o reinado de D. João, príncipe regente, possui 30 milímetros de diâmetro, cinco gramas de peso e possui o valor estimado de R$ 60. A relíquia, segundo o ex-servidor, foi encontrada, no início da década de 80, na época da construção do Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, localizado no Centro, misturada a um monte de resto de material de obra.

Para o ex-servidor, que trabalhou para o município de 1978 a 2000, a maior parte desse tempo no setor de arrecadação, a moeda tem valor inestimável. “Guardo e guardarei até o resto da minha vida. Nunca irei me desfazer dela por dinheiro algum. É uma honra ter uma recordação que faz parte da história da minha cidade que tanto amo”, declarou emocionado.