Aeroporto será utilizado nesta quinta e sexta-feira para treinamento militar das Forças Armadas - Foto: Gabriel Reis

Nos 204 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, comemorado neste sábado (26/05), a prefeitura preparou um pacote de inaugurações pela cidade. O tão esperado e reformulado aeroporto municipal será reaberto na sexta-feira (25/05), às 10h, em Araçatiba, e servirá de base para operações offshore no Leste Fluminense.

Com uma pista útil de 1.200 metros, o aeroporto, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), vinculada à Prefeitura, ganhou um novo Terminal de Passageiros (TPS) com capacidade para receber 500 passageiros/dia e preparado de acordo com as normas reguladoras para a operação offshore. O TPS tem sala vip, sala de revista, duas salas de briefing, posto médico, áreas separadas para embarque e desembarque, check-in e espaço para um café. Tudo com total acessibilidade.

O município e a Codemar investiram cerca de R$ 10 milhões na primeira etapa da revitalização, aplicados no hangar central, na pista e na ponte de acesso ao taxiway e no terminal de passageiros.

Um pouco antes da abertura do aeroporto, o prefeito Fabiano Horta inaugura oficialmente, às 8h, a moderna Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, no bairro Chácara de Inoã – a unidade funciona desde o início do ano letivo, em fevereiro.

Com 2.500m2 de área construída, a nova unidade é um investimento do município de R$ 4,8 milhões, sendo aproximadamente R$ 4,3 milhões em recursos próprios provenientes de royalties de petróleo. A escola possui 20 salas de aula divididas em dois andares, salas multiuso, biblioteca, laboratório de informática e quadra poliesportiva. A unidade tem capacidade para 1.200 alunos distribuídos em 34 turmas (17 turmas no turno da manhã e as outras 17, no turno da tarde).

Já no domingo (27/05), o prefeito reinaugura o Projeto Navegar, na Lagoa do Boqueirão, com uma competição de regata para barcos de até dois remadores, realizado pela prefeitura em parceria com a Codemar e o Botafogo de Futebol e Regatas. A competição ocorre a partir das 9h e a raia montada terá 350 metros de extensão. Quem for até o local poderá acompanhar as disputas e ver a chegada da praça em frente ao quiosque. Vão participar das 12 provas competidores com barcos tipo Skiff (para um remador) nas categorias infantil, feminino sênior e júnior A e B, e masculino sênior e júnior A e B. Haverá também embarcações tipo Double Master (para dois atletas) nas categorias feminino (para 36 e para 43 anos) e masculino para (43 e 55 anos).

Confira o calendário completo de inaugurações:

Dia 24/05

10h – Inauguração dos Módulos Acoplados na Unidade Agroecológica Manu Manuela – Loteamento Manu Manuela Village, próximo à quadra 30 – São José do Imbassaí;

Dia 25/05

8h – Inauguração da EM Marisa Letícia Lula da Silva – Rua Esperança, Lote 19 – Quadra 19 – Chácara de Inoã

10h – Codemar – Reinauguração do aeroporto municipal – Rua Jovino Duarte de Oliveira – Araçatiba

Dia 27/05