Crianças e adolescentes sugeriram propostas englobando segurança, transporte e inclusão social - Foto: Divulgação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Maricá, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e as demais secretarias municipais, realizou, no último sábado (19/05), a Conferência Livre da Criança e do Adolescente. O evento iniciou às 8h na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro.

No evento, as crianças e adolescentes desenvolverem propostas englobando a segurança, o transporte e várias atividades para uma maior inclusão, principalmente de portadores de deficiência e do público LGBT. Ruan Soares estuda no Retiro e foi o primeiro aluno a questionar sobre as diferenças da área rural e urbana. “É preciso dar importância para o saneamento básico, asfalto e usina de tratamento de lixo para dar mais dignidade à população da área rural”, disse Ruan. Também foram solicitadas mais atividades esportivas, culturais e de consciência para combater o “bullying”.

Os pais também participaram do evento e debateram com os profissionais de cada área os negativos e positivos das políticas públicas da cidade. O pedreiro, Osmar Cardoso, de 35 anos, propôs mais atividades extras curriculares para os alunos. A avó e a mãe do Matheus, aluno da E. M. Maria Cristina de Lima Corrêa, em Itaipuaçu, também contribuíram com a dinâmica. “Acho maravilhoso a realização desta conferência, pois está dando oportunidades de dar voz a essas crianças. Esse momento faz com que direcione não só os gestores, mas, também, nós pais”, disse Maria Sueli, de 65 anos. “Percebo que este evento está tirando as crianças de uma redoma e os colocando na realidade política do país e conscientizando a todos sobre as garantias de direitos”, afirmou a mãe do Matheus, Fernanda Dutra, de 41 anos.

Também participaram da conferência a presidente e o presidente eleito (2018) do CMDCA, Sylvia Cantuária e Alan Christi; a secretária de Educação, Adriana Luiza; a subsecretária de Assistência Social, Laura Costa; as conselheiras tutelares I e II, Rosangela Nogueira e Janice Póvoa; a coordenadora de Juventude da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Mariana Mello; a diretora da escola, Simone Maldonato; representante dos grêmios estudantis, Wanderson Moreira; e o representante do movimento UNEGRO e do COMAD, Renan Eloy.