Agentes da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá realizaram no último sábado (19/05), mais uma edição da blitz educativa, no bairro Cordeirinho. A equipe da campanha “Basta de Acidentes” composta por guardas municipais e orientadores de trânsito, abordava os condutores que passavam pela Avenida Maysa, próximo a Rua 80, para conscientizar sobre o uso do cinto de segurança, capacete e cadeirinha para crianças.
A ação também aproveitou para divulgar o movimento mundial de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, a campanha Maio Amarelo, lançada pelo Detran. Os agentes entregavam para motoristas e pedestres laços amarelos e o panfleto educativo com dicas como os itens de segurança do ciclista, deveres dos pedestres, e a importância de não dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas.
A coordenadora de Educação para o Trânsito, Raquel Lima, ressaltou que a campanha “Basta de Acidentes”, lançada pelo governo municipal em maio de 2017, tem contribuído para reduzir o número de vítimas fatais no município. “É fundamental estarmos nas ruas conscientizando pedestres e motoristas. Nesse mês, estamos completando um ano da campanha que conseguimos diminuir o índice de acidente, principalmente, o de vítimas fatais”, destacou.
Ao ser abordado pelos agentes, o morador de Bambuí, Kleber Rodrigues da Costa, de 35 anos, aprovou a iniciativa da prefeitura. “É muito importante ações como essa que valorizem a vida. Sou motociclista e não saio de casa sem meu capacete porque me preocupo com a minha vida. Já perdi amigos e familiares por causa de acidentes no trânsito e não quero que isso aconteça comigo”, afirmou.
O morador de Cordeirinho, Alessandro Furtado, também foi parado pela blitz e recebeu elogios dos agentes por ele e seu filho estarem utilizando o cinto de segurança. “Quando se fala em direção, é necessário ter todo cuidado porque estamos lidando com vidas. Antes mesmo de ligar o carro, olho para ver se todos estão de cinto”, destacou.