Turismo comunitário - Foto: Clarildo Menezes

O projeto Raízes e Vivências de Maricá, parceria entre a Secretaria de Economia Solidária com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), realizou uma reunião nesta sexta-feira (11/05) de apresentação para representantes de outros órgãos municipais. O encontro ocorreu no C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro, e teve a participação de integrantes de secretarias como Cultura e Turismo. O intuito foi alinhar as ações e propor metas a serem cumpridas.

A apresentação foi feita pelas professoras Bruna Conti e Joice Lavandoski, que coordenam o projeto de extensão da universidade. Elas explicaram que a proposta é estimular o turismo de base comunitária em áreas que não fazem parte dos roteiros mais procurados da cidade, onde não há pontos turísticos tradicionais. Os locais se concentram em áreas que vão de Itaipuaçu ao Bairro da Amizade e incluem também o bairro do Espraiado. São bares, pequenos comércios e até associações de moradores onde se vende de souvenires até peixe frito.

De acordo com Bruna Conti, todos os locais apontados no roteiro foram visitados e a receptividade foi a melhor possível. “Eles sentem falta de algo assim que os coloque no objeto da visita do turista, pois quando se fala em turismo se pensa logo em hotéis, praias deslumbrantes, todo aquele glamour, mas nunca na cadeia produtiva que vem a reboque. É isso que estamos focando”, explicou ela, acrescentando que serão oferecidos cursos para professores e guias credenciados sobre o roteiro.

A agenda do projeto vai até dezembro e as atividades têm início marcado para o dia 22 de junho, com alunos da rede municipal de ensino.