Fabiano Horta e Amadeo Teti assinaram o Memorando de Desenvolvimento - Foto: Elsson Campos

O prefeito Fabiano Horta e o diretor geral do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Amadeo Teti, assinaram nesta sexta-feira (11/05) o Memorando de Desenvolvimento, cujo o objetivo é o de estimular o desenvolvimento econômico e produtivos das empresas italianas em Maricá, utilizando também empresas tecnologias e materiais italianos. A solenidade aconteceu na Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, e contou a presença de representantes do governo municipal. Ao final da cerimônia, o prefeito fez uma leitura das cláusulas do documento.

De acordo com Fabiano Horta, a assinatura do protocolo representa estreitar oficialmente as relações entre Maricá e Itália. “A partir disso é poder discutir e construir caminhos de toda a dimensão social e econômica, que possa ser de interesse comum entre a cidade de Maricá e a Itália. Isso abre uma janela grande de oportunidades para o município, inclusive de parcerias sendo montadas de financiamentos italianos sobre projetos da cidade. A Itália enxergou uma potência turística muito grande e nós precisamos fazer o desenvolvimento disso”, discursou Fabiano Horta.

Mais cedo, o diretor geral do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Amadeo Teti, conheceu com sua comitiva o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, que está sendo construído na Rodovia Amaral Peixoto, em São José do Imbassaí, e já se encontra em fase final de acabamentos em sua estrutura. Durante a visita, o ministro sinalizou a possibilidade de intercâmbio entre os profissionais de saúde de Maricá e da Itália.

“Eu gostaria que no desenvolvimento de Maricá ficasse um pouco dos gostos e características da Itália. Nós não temos somente interesses econômicos, mas também os sociais. Agora, nesta visita que fiz ao Hospital Che Guevara, eu pude entender este viés da cidade de se interessar no crescimento social”, afirmou Amadeo.

Acompanhando a cerimônia de assinatura do termo, o presidente da Câmara de Vereadores de Maricá, Aldair de Linda, adiantou que. com outros vereadores da Casa, vai dar legalidade e viabilidade a fim de trazer recursos para a cidade. “Vai trazer desenvolvimento para o município, geração de emprego e isso é muito importante. Agora, eu como representante do Legislativo, junto aos vereadores, vou dar legalidade e viabilidade para que possamos ter esse recurso da Itália na nossa cidade”, disse.

O presidente da DTA, empresa investidora e responsável pelo empreendimento Terminal de Ponta Negra (TPN), João Acácio Neto, avaliou como produtiva a nova iniciativa da Prefeitura em firmar uma parceria com um país que tem um grande potencial de crescimento.

“Eu acho que a prefeitura está enxergando uma parceria estratégica com um país que é o berço da tecnologia, do desenvolvimento, do design, da qualidade e da inovação. Não se questiona o modelo de desenvolvimento que existe na Itália e tem reconhecimento mundial. Então, eu acho muito produtivo. Isso deve gerar aqui um movimento industrial de investimento”, destacou o empresário, que participou da solenidade.

Além da comitiva italiana, estiveram presentes na cerimônia os secretários Márcio Leite (Administração), Alan Novais (Desenvolvimento Econômico), Sérgio Mesquita (Comunicação, Ciência e Tecnologia) e Igor Sardinha (Indústria e Portuária).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here