Apresentação do programa Criança Feliz no Fórum Tecendo a Rede - Foto: Divulgação

O Fórum “Tecendo a Rede” recebeu a equipe do programa Criança Feliz, nesta quarta-feira (09/05), para apresentar o projeto para os profissionais da rede socioassistencial do município. O encontro ocorreu na Casa Digital, na Praça Orlando Barros de Pimentel. O programa será administrado pela Secretaria de Assistência Social e tem como objetivo promover o desenvolvimento humano integral com ações de políticas públicas voltadas para crianças de até 3 anos, gestantes e suas famílias com a preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.

O “Criança Feliz” é um programa do governo federal que incentiva as famílias a cuidarem melhor das suas crianças, através de visitas promovidas por assistentes sociais que orientarão essas famílias de como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil. Além de tudo isso, esses assistentes sociais também promovem o acompanhamento das vacinas das crianças, assim, caso a família não esteja acompanhando o ciclo básico do SUS, os orientadores dão dicas e falam da importância de manter essas proteções em dia. Esse programa não se trata de uma iniciativa de distribuição de renda.

“Com o acompanhamento dos visitadores e sob a supervisão dos coordenadores, as famílias terão fácil acesso às informações sobre os serviços da prefeitura, assim como a inclusão em programas sociais. Poderemos identificar crianças em risco familiar, alimentar ou de saúde e assim poderemos encaminhar em caso de urgência para os setores específicos para serem cuidadas e acompanhadas”, explicou Camila Coutinho, coordenadora do programa. O público prioritário será crianças de até 3 anos e gestantes (que estão incluídas no cadastro único), crianças de até 6 anos integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990 e suas famílias.

Camila informou que serão realizadas visitas domiciliares periódicas por profissionais capacitados e serão realizadas ações de mobilização intersetorial no âmbito municipal. O programa Criança Feliz foi decretado no município pelo prefeito Fabiano Horta, através da lei municipal nº 106/2018, no qual institui o programa e o comitê gestor intersetorial. “Em poucos meses o programa será implementado no município e as crianças, principalmente das famílias mais carentes, terão um acompanhamento adequado, conseguindo se desenvolver e criar boas raízes”, complementou Camila.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here