Projeto literário no CEIM Recanto da Amizade - Foto: Fernando Silva

Trabalhando a interdisciplinaridade e a cidadania através da literatura infantil, o projeto “Era Uma Vez…”, do CEIM Recanto da Amizade (Bairro da Amizade), encerrou suas atividades trimestrais com uma celebração à família. Durante os meses de janeiro, fevereiro e março, os 187 alunos da unidade, que funciona em horário integral, participaram de atividades que culminaram na apresentação iniciada na manhã desta quarta-feira (09/05).

Divididos em nove turmas entre Pré I, Pré II e Maternal, eles aprenderam sobre o respeito à diversidade, tendo como base contos conhecidos do grande público.

“Este é um projeto anual, desenvolvido trimestralmente. Ele traz como eixo o conto e a literatura infantil, nele trabalhamos a cidadania e a formação das crianças. Cada professor escolhe um conto que é usado como base para trabalhar questões que fazem parte do dia a dia”, explicou a diretora Ivonete dos Santos Silveira de Carvalho.

De acordo com Ivonete, a partir dos trabalhos feitos em sala de aula, os estudantes montam novos livros, utilizando os personagens lúdicos e um pouco da história de cada um. “Dividimos as apresentações dos trabalhos em três etapas, hoje (quarta-feira, dia 09/05) foi a vez da turma do Pré II que apresentou uma peça baseada na fábula do Sítio do Pica-Pau Amarelo, na história da João e o Pé de Feijão e da Felicidade das Borboletas”, contou.

Mãe da aluna Fernanda, Alexandra de Lima Mendes Lourenço, de 20 anos, aprovou a festa que homenageou as famílias. “Foi uma ideia muito interessante. É importante que as crianças percebam que existem vários tipos de família e aprendam sobre diferentes temas. A apresentação deles mostra o quanto são comprometidos e chama atenção para que a escola tenha cada vez mais recursos para realizar um bom trabalho. A escola é pequena, mas eles sempre dão um jeitinho para ficar tudo certo”, disse.

Pai do aluno Théo, Nilton César, de 33 anos, falou sobre a importância da inclusão de todas as crianças. “Com esta festa da família, eles estão homenageando as mães sem excluir ninguém. Algumas crianças não tem a figura materna em casa, ter essa preocupação de englobar tudo no tema família é muito bacana”, ressaltou.

O projeto continua nesta quinta-feira (10/05), com apresentações inspiradas na Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Pequeno Polegar. Na sexta-feira (11/05) as crianças do maternal encerram a festividade com contação de história baseada no Patinho Feio.