Palestrante da Fiocruz abordou assuntos pertinentes sobre o bem estar animal - Foto: Fernando Silva

A Coordenadoria de Proteção Animal da Secretaria de Saúde de Maricá realizou, na manhã desta segunda-feira (07/05), um encontro com os agentes comunitários do município, no Cineteatro Henfil. O encontro, promovido para orientar sobre o censo animal 2018 que será iniciado no município, também teve palestra da pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz, Clélia Melo-Silva, que abordou assuntos pertinentes sobre o bem estar animal, dentre eles a forma como os agentes podem perceber o trato com o animal pelos cuidadores apenas observado o ambiente em que eles vivem.

“O que buscamos aqui é despertar um sentimento de pertencimento do trabalho que eles exercem no município. Fazer saúde e pensar saúde de forma ampla demonstra que eles têm realmente condições de fazer a engrenagem funcionar e são realmente responsáveis por isso”, disse Clélia.

Já para a coordenadora Milena Costa, reunir estes profissionais é de suma importância para que o trabalho se unifique e que as ações voltadas para os animais sejam mais elaboradas.

“Nós não podemos separar os cuidados com os animais da saúde dos humanos. Aprendendo o modo correto de higienização do local que os bichos vivem é só um dos diversos cuidados que os agentes podem ter. Orientar os donos dos cães e gatos como devem vacinar, a época correta e até mesmo a frequência necessária de banho é promover saúde num todo e nisso o censo irá nos ajudar. Teremos uma base das principais necessidades dos animais de nossa cidade, que moram em casas ou nas ruas”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here