Caminhada na orla de Araçatiba marcou o quinto aniversário do programa Viver Bem - Foto: Katito Carvalho

Gerido pela Coordenadoria de Bem Estar e Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde de Maricá, o Programa Viver Bem levou seus participantes para uma caminhada na orla de Araçatiba no último sábado (05/05). A ação, que também contou com aulão de dança e café da manhã, comemorou os cinco anos de existência do projeto, iniciado em maio 2013.

“O Viver Bem teve início no bairro de São José do Imbassaí, onde tem sua sede. Atualmente são oferecidas 27 modalidades de forma gratuita para a população, distribuídas entre a sede e as unidades do Centro e de Inoã, atendendo cerca de três mil pessoas”, explicou o coordenador Bruno Rodrigues.

Aluno e também instrutor no projeto, Robson Cardoso dos Santos Junior, de 16 anos, falou sobre sua trajetória no jiu-jitsu. “Comecei no Viver Bem há cerca de três anos, além de poder intensificar meus treinos, aqui também passei a interagir mais com outros alunos, ajudando os menores e dando aulas para os faixa-branca”, afirmou o jovem que iniciou na arte há sete anos e hoje já é campeão mundial, brasileiro, sul-americano e pan-americano em sua categoria.

Nathalia do Santos, de 30 anos, contou que procurou a atividade porque precisava emagrecer para ser doadora de rim para o seu pai, que é paciente renal crônico e precisa fazer um transplante. “Me prontifiquei a ser doadora para o meu pai, mas para isso precisava perder no mínimo 15 kg. Entrei para o Bem Viver com essa meta, mas acabei conseguindo ir além. Com as atividades físicas e a reeducação alimentar, já eliminei 15 kg”, comemorou.

Presente para apoiar e prestigiar o evento, o secretário de Obras e Geral e de Governo, Renato Machado, anunciou novidades. “É muito bacana ver as famílias unidas e a diversidade de pessoas que o projeto abraça. O número de interessados neste aparelho público é cada vez maior e a intenção da prefeitura é que ele se estenda por todo município de Maricá. Nossa meta é iniciar as atividades do Viver Bem na região da Barra de Maricá nos próximos dias”, contou o secretário.

Outra novidade, anunciada pelo coordenador Bruno, é uma nova parceria entre a Coordenadoria de Bem Estar e Qualidade de Vida e a Secretaria de Educação, intitulada Aprendendo com Saúde. De acordo com Bruno, a iniciativa levará diferentes atividades para crianças entre 3 e 5 anos que ficam em horário integral nas creches municipais. “Nossa ideia é tirar essas crianças do confinamento da sala de aula e colocá-las para fazer atividades como ballet, oficina de teatro, artesanato e etc, para que de segunda a sexta eles tenham um cronograma diverso”, disse.

No próximo sábado (12/05) haverá um aulão de dança e ginástica nas unidades de São José e Inoã simultaneamente, a partir das 8h. As aulas do Programa Viver Bem são gratuitas e para se inscrever basta comparecer em uma das unidades portando documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, atestado de saúde e declaração escolar no caso de estudantes.