Matheus Lopes das Neves aproveita o espaço de leitura que foi reformado - Foto: Katito Carvalho

A tarde foi de festa nesta sexta-feira (04/05) para os alunos da Escola Municipal Marquês de Maricá, que fica no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. A direção reabriu a biblioteca da unidade com um espaço renovado e mais títulos disponíveis para os 976 estudantes. Parte deles participou da reabertura para conhecer o novo espaço que, durante as obras de ampliação da unidade, foi utilizado também como sala dos professores.

“Conseguimos recuperar este local e devolver melhor para nossos alunos, e veja como eles gostaram!”, apontou a diretora Georgia Pereira Legentil, que ofereceu ainda uma homenagem a ex-alunos da escola, como os irmãos Jefferson, de 18 anos, e Evelyn Azevedo, de 19. Ambos foram unânimes em afirmar que gostariam de ter um espaço como aquele em sua época. “Dá até vontade de voltar, está mais confortável que antes”, disse Evelyn, que hoje é aluna do Colégio Estadual Elisiário Matta, no Centro.

Entre os atuais estudantes, era visível a curiosidade e a satisfação com a chamada ‘Biblioteca do Marquês’. Matheus Lopes das Neves, de 14 anos, já começou a ler ali mesmo. “Estava fazendo falta para quem gosta de ler, como eu, que prefiro histórias de ação e terror”, afirmou ele, que é aluno do 6º ano. A colega do 7º ano Manuela Mello disse que curte obras de ficção científica, mas destacou outra melhoria na biblioteca. “O espaço para os pequenos ficou muito bom, bem a carinha deles”, observou a jovem de 12 anos. Com a mesma idade e também do 7º ano, Filipe Jandre afirmou que é a primeira vez que estudava numa escola com biblioteca. “Em todas as particulares que eu estudei nunca tinha. Gostei muito, agora posso procurar meus livros de ação e suspense”, ressaltou. Quando foi a vez dos menores, todos alunos do 1º ano, o local virou uma brincadeira só e todos queriam conhecer. A pequena Clarice, de 5 anos, pegou para folhear logo o clássico “O Mágico de Oz”. “Achei bonito”, disse a menina.

De acordo com a direção, a principal responsável por montar o espaço foi a professora Bianca Coutinho, de 35 anos, que coordena a nova biblioteca. Segundo ela, os títulos vão de autores clássicos como Agatha Christie e Machado de Assis a J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter – por sinal, a própria Bianca se caracterizou de aluna da fictícia escola Hogwarts, onde estudam os personagens da série. “Foi para atrair mesmo os mais novos que renovamos o acervo com esses escritores mais modernos e livros como “Jogos Vorazes” e “Diários de um Banana”, que são muito procurados. Recebemos muitas doações e ainda estamos recebendo”, disse a professora. O colega dela, Davi Nunes, chamou a atenção para a alegria dos alunos. “Existe um brilho no olhar deles, isso é nítido. Foi um ganho enorme para nossa escola”, exaltou professor de Matemática.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here