A sexta edição do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (Ecob RJ) que acontece nos dias 16 e 17/05, no Cinema Público Municipal Henfil (Centro), vai trazer mesas de debate sobre “Sustentabilidade do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos”. A programação (confira) inclui também uma visita técnica ao Farol de Ponta Negra. As inscrições (faça aqui) seguem até o dia 14/05.

O Ecob tem o apoio da Prefeitura, mas é realizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, que trata as questões de saneamento de nove comitês de cidades do Estado do Rio de Janeiro – entre elas, Maricá. Busca fomentar o debate e a troca de informações relacionadas aos problemas que ocorrem nas bacias hidrográficas e acabam prejudicando a sustentabilidade humana, assim como apresentar experiências bem sucedidas na gestão de recursos hídricos.

O município foi escolhido para sediar a edição 2018 durante o V Ecob realizado em Paraty no ano passado. A expectativa é a participação de cerca de 250 pessoas entre representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria do Estado do Ambiente (SEA) e do Ministério Público Eleitoral (MPE), além de gestores públicos (federais, estaduais e municipais), empresas de saneamento e instituições da sociedade civil.

Segundo o coordenador de Saneamento da Secretaria de Urbanismo de Maricá, que também é diretor do Comitê de Bacias Hidrográficas da Região dos Lagos, Irinaldo Cabral é importante a participação de moradores. “Essa é a oportunidade que todos têm de participar de importantes palestras sobre recursos hídricos. Questões relacionadas ao abastecimento de água vão estar em discussão”, explicou, ressaltando a importância do Fórum. “Não vai focar especificamente em Maricá, mas como acontece na cidade, muitas peculiaridades vão estar em debate”, concluiu.