Capacitação para agentes da Defesa Civil - Foto: Marcos Fabricio

Especialistas na área de engenharia civil lotados na Defesa Civil de Maricá, Roberto Mauro e Suany Cristino deram início ao Ciclo de Palestras de Instrução para a equipe de operações 24h do órgão na manhã desta sexta-feira (04/05). Ao todo, 12 profissionais que atendem às demandas da população divididos em quatro alas de serviço, passaram pela experiência de aprendizado que se encerrará no mês de setembro.

“Começamos com noções básicas de patologias construtivas, mas já temos um cronograma que envolve noções de meteorologia, hidrologia, geologia e geotecnia. O ciclo de palestras vai até setembro”, explicou o coordenador técnico da Defesa Civil de Maricá, major Wellington Silva.

De acordo com o major, o município concentra uma demanda muito grande em relação à vistorias de construções. “Estamos qualificando os nossos profissionais, de forma a fazer com que eles consigam identificar possíveis problemas relacionados a trincas, fissuras, construções inadequadas e fazer com que a população tenha minimamente uma orientação no sentido de como deve se portar em relação à possíveis problemáticas que ocorram em suas construções”, afirmou.

Para o agente de Defesa Civil Jorge José de Souza, a troca de experiência entre os especialistas e a equipe de operações faz com que todos se sintam mais seguros para prestar um bom atendimento para população. “Essa especialização está sendo muito importante para nós, fazemos muitas vistorias residenciais e precisamos estar preparados para isso. Quanto melhor for o nosso trabalho na vistoria preliminar, mais ágil e eficiente será o serviço da Defesa Civil. Dessa forma conseguimos fazer uma triagem e identificar situações de emergência com mais rapidez”, finalizou Jorge, que é chefe do serviço 24h.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here