Equipes da prefeitura instalaram, no km 16 (Inoã), o segundo redutor de velocidade na RJ-106 - Foto: Marcos Fabricio

Nesta quinta-feira (03/05), quem passou pelo quilômetro 16 da rodovia RJ-106, em Inoã, já pôde notar a intervenção que vem sendo realizada desde o início da madrugada com a colocação do tipo “traffic calming”, um redutor de velocidade para travessia de pedestres. A Secretaria de Obras, em conjunto com as pastas de Conservação e de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, instalou o segundo redutor de velocidade com faixa elevada.

A intervenção é mais uma alternativa para reduzir o número de acidentes na rodovia especialmente em locais com grande afluxo de pedestres. Para que a obra fosse feita, algumas faixas precisaram ser interditadas com o auxílio de sinalizações e agentes de trânsito.

De acordo com o engenheiro de trânsito, Victor Guimarães, outros três pontos da rodovia receberão o “traffic calming”: Spar (km 13), Parque Nanci (km 25) e a saída de Ubatiba (km 30). Na última semana, foi instalado o primeiro redutor no km 22, em São José do Imbassaí.

A moradora da região, Vanessa Camacho, de 29 anos, que atravessa diariamente no local com a filha de três anos, espera que o fluxo de veículos melhore, pois o risco de acidente é iminente. “Aqui ficamos correndo risco a todo tempo. Os carros passam em alta velocidade e, espero que assim, possamos ter uma certa segurança em atravessar, sem medo de sermos atropelados”, disse.

As faixas elevadas são uma alternativa em vias que não têm radares e precisam de uma intervenção urgente e a prefeitura estuda colocar passarelas nesses pontos, após o aval do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ).