Festa do Trabalhador na praça do Centro - Foto: Clarildo Menezes

O Dia do Trabalhador é comemorado oficialmente no dia 01/05, mas em Maricá, a população ganhou quatro dias de festa de 28/04 à 01/05, às margens da Lagoa de Araçatiba, o novo cartão postal da cidade, com direito a comemoração pelo primeiro ano dos projetos que valorizam os artistas locais, Pratas da Casa e FeirArte.

“No dia 1º de Maio, nós comemoramos, mas não podemos esquecer que é um dia de muita luta e nem a história que está por trás disso, de greves nos Estados Unidos. Temos que refletir sobre o mundo do trabalho, principalmente nos dias de hoje. Somos testemunhas de como as famílias estão aproveitando esses quatro dias. Deu tudo muito certo e encerramos esse evento de forma muito positiva”, explicou o secretário de Trabalho, Reginaldo Mendes.

Subsecretária da pasta, Arilda Rocha completou: “Nosso objetivo era prestigiar os trabalhadores maricaenses e realmente a população compareceu, inclusive nos shows, vibrando, cantando e dançando até tarde. A população foi alcançada”.

Secretário de Turismo, Robson Dutra falou sobre os Pratas da Casa. “Essa foi uma conquista muito grande do nosso governo, pois conseguimos profissionalizar 97% dos artistas locais, principalmente após a gravação do vídeo do hino da cidade. Aquilo ali foi um marco e é uma emoção muito grande poder ver, no Dia dos Trabalhadores, eles se apresentando; a criançada se divertindo, encantada com os personagens. É bom ver as famílias realmente comparecendo”, declarou.

Entre os serviços oferecidos estavam inscrições para os cursos de qualificação profissional nos polos do Condado, Inoã e Itaipuaçu; agendamento de 1ª e 2ª vias da carteira de identidade; oficina de horta no coco, degustação de carne de jaca, além de produtos artesanais; aferição de glicose e pressão arterial; apresentação dos projetos Peixe na Mesa e Endereço Certo das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e Habitação e Assentamentos Humanos, respectivamente, e entrega do cartão Mumbuca a todos que realizaram o recadastramento.

Quem passou pelo local também aproveitou para tirar foto com personagens vivos – como A Bela e a Fera, a Galinha Pintadinha, Masha e o Urso e vários super heróis -, garantiu o presente do Dia das Mães na Feirarte, participou do aulão de zumba, da clínica de vôlei e futvôlei nas areias, além de assistir às apresentações da New Style Dance Company, do mágico Dragon, do sambista Rafael Caçula e dos artistas da Cultura com o Sala Cult em homenagem à Lulu Santos.

A pequena Laura Bello (6 anos), que normalmente não pode participar das aulas do Esporte Presente, destinado a crianças com mais de 12 anos, estava animada em poder jogar futvôlei. Afinal, as partidas eram liberadas para todos. “Eu estou jogando futvôlei porque gosto, acho muito legal e quero jogar mais vezes”, contou.

Moradora do bairro, Francinete Rodrigues (57 anos) estava com as amigas conferindo à pressão e a glicose. “Quando temos mais de 18 anos, precisamos sempre dar uma atenção à saúde porque o diabetes é uma doença silenciosa. Ainda mais sendo aqui, pertinho de casa, nessa revitalização maravilhosa”, disse satisfeita com os resultados.

Francione Zonaide (54 anos) concordou: “Estou achando excelente por essa reestruturação toda da lagoa de Araçatiba e por essa oportunidade de vir aqui num dia como hoje, que é o nosso dia, e estar participando. Está tudo muito lindo”.

“A festa está ótima. Eu só tenho a agradecer, porque moro aqui há muitos anos e para mim essa está sendo a melhor delas. Hoje temos um lazer com segurança onde as famílias podem vir passar o domingo e o feriado com opções para almoçar, pedalinho e esses bonecos que são uma excelente opção para as crianças. A prefeitura está de parabéns. A ideia foi ótima, com certeza”, ponderou Rosineide Santana de 48 anos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here