Alunos aproveitam espaço educativo - Foto: Michel Monteiro

Um novo espaço dedicado à leitura, pesquisa e busca de conhecimento foi inaugurado nesta sexta-feira (27/04) na Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba. Climatizada e decorada com o tema da “Turma da Mônica”, a Biblioteca “De todos os sabores e saberes” está destinada para atender os 250 alunos do Pré I ao 5º ano da unidade.

Diversos livros, enciclopédias, revistas em quadrinhos e jogos educativos são alguns dos materiais disponíveis para desenvolver todo o potencial criativo do aluno. A diretora geral da unidade, Alexandra Barros, falou sobre a importância do novo espaço para melhorar o desenvolvimento educacional dos estudantes. “Esse é um espaço mágico que desperta no aluno o interesse pela leitura, pelo saber e pelo conhecimento. Ler é viajar pelo mundo sem sair do lugar. E esse é o nosso papel: permitir que eles acreditem e sonhem por esse mundo encantado dos livros”, declarou.

A diretora acrescentou que a biblioteca servirá principalmente para a realização das atividades curriculares de sala de aula inseridas no projeto de leitura exclusivo da escola “Benvindo viajando no mundo da leitura”. De acordo com a diretora, durante esse ano, os professores irão trabalhar com autores como William Shakespeare, Monteiro Lobato e Cecília Meireles, dentre outros.

Um dos livros trabalhados na escola foi “A Dupla de 2” (2015), da escritora Tânia Vidal, que esteve presente na inauguração para interagir com os alunos e falar sobre as dúvidas do livro, que trata da amizade da cachorra Dora e do gato Dudu. “Tenho a certeza de que a mensagem foi entendida por eles. O livro mostra que, independente da espécie, temos que respeitar as diferenças e valorizar a amizade”, destacou a autora que possui outros dois livros, “A Casa de Bruxa” (2016) e “Maricá, de vila a cidade” (2017), que será trabalhado em sala de aula durante o mês de maio para incentivar os alunos a conhecerem a história da cidade no mês de seu aniversário.

Para a escritora, a biblioteca é um espaço lúdico que ajudará a desenvolver a escrita, noção de cidadania e participação. “A leitura permite conhecer um mundo além do nosso, a se divertir, a enriquecer o vocabulário e abrir novos horizontes. Estou muito satisfeita em ver que a escola se preocupa em oferecer conhecimento aos seus alunos”, explanou.

O aluno do 3º ano Kauã Ferreira, de 8 anos, adorou a nova biblioteca e em ter todos os materiais a sua disposição. “É muito legal, podemos desenhar, pintar, jogar e ler muitos livros”. Já a aluna do 4º ano, Alice Medeiros Silva, de 9 anos, adorou conhecer o globo terrestre e do espaço dos jogos. “É tudo bem colorido e muito bonito. Eu amo ler, leio bastante e agora poderei ler mais ainda. Tenho a certeza de que esse espaço será meu lugar predileto da escola”, frisou a aluna que sonha ser arquiteta. Para Thiago Oliveira, de 9 anos, do 4º ano, a parte das ciências foi a que mais o encantou. “Tem muito livro legal, mas tem microscópio, que eu não conhecia”. Já João Cândido Gurgel, do 2º ano, de 7 anos, adora ler histórias de super-heróis. “Vou brincar muito aqui. Esse livro do corpo humano (‘A Máquina Humana Sistema e Funções’) quero levar para casa para poder ler com mais calma”.

Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, a leitura é importante em vários aspectos da vida, principalmente, para o desenvolvimento cognitivo da criança. “Para que as crianças gostem de ler é preciso incentivá-las desde cedo. Tenho a certeza de que nós, professores e gestores, podemos desempenhar um papel significativo na formação desses futuros leitores”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here