Encontro Viver Bem acontece no dia 23/09, na Praça Tiradentes, em Araçatiba - Foto: Elsson Campos

A terceira edição do Encontro Viver Bem levou no último domingo (22/04) uma intensa programação à orla de Araçatiba. O evento, organizado pela Coordenação de Bem Estar e Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde de Maricá, teve como temática o período medieval e atrações voltadas para esse contexto, como o espetáculo teatral “Os Mosquiteiros do Rei” (da companhia Cara Limpa) e a apresentação da banda carioca Tailten, especializada em música tradicional irlandesa e dança típica medieval. Isso junto aos serviços de auriculoterapia, aferição de pressão e quick massage, além de palestras, gastronomia, adoção de animais de brincadeiras para as crianças.

O espaço foi montado em frente à Praça Tiradentes, por onde passou um bom público ao longo de todo o dia. A empresária Mariana Baqueiro, de 33 anos, foi ao local com o filho e aproveitou para conhecer produtos alimentícios voltados para atletas. “Gostei muito do espaço montado e dos tipos de produtos que são oferecidos, coisa diferente mesmo”, observou ela. A gastronomia alternativa foi de fato um dos sucessos do evento. Prova disso foi o casal de dentistas Luiz Júnior, de 28 anos, e Julienne Melo, de 27, que resolveram experimentar uma pizza feita com queijo vegano e pão sírio. “É uma proposta muito interessante e que nós queremos saber como é”, disse Luiz.

Entre as barraquinhas – onde se via alimentos, enfeites e até um sofá feito de bambu – uma das que mais chamava a atenção era a que vendia uma bebida alcoólica chamada hidromel, apontada como a mais antiga da humanidade. A vendedora Úrsula Miranda, de 35 anos, se vestiu a caráter para a ocasião e contou que foi essa iguaria que deu origem ao termo “lua-de-mel”. “A bebida é um destilado à base de mel, bem leve e com sabor doce. No período medieval, era comum os casais recém-casados a consumirem para ‘se animarem’ mais e, com isso, gerar seus filhos. Isso ocorria num período de ciclo completo da Lua, de mais ou menos um mês. Foi daí que veio essa tradição”, contou Úrsula.

Para o coordenador Bruno Rodrigues, foi uma boa oportunidade de oferecer um novo estilo de vida para as pessoas e de como funcionou em uma época importante do mundo ocidental. “Foi uma maneira de atrair o interesse do público para que, através disso, pudéssemos oferecer nossos serviços já conhecidos. Creio que acertamos na escolha”, avaliou Bruno, lembrando que o Encontro Viver Bem ocorre a cada três meses. O próximo está previsto para julho.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here