Festa de São Jorge no Espraiado - Foto: Elsson Campos

A tradicional cavalgada de São Jorge no Espraiado ocorreu na tarde desta segunda-feira (23/04) e foi apontada pelo público com a mais bonita dos últimos anos. Os cavaleiros partiram do largo de Santo Antônio e foram até a capela do “santo guerreiro”, onde os fiéis fizeram seus pedidos e orações desde as primeiras horas da manhã. Em seguida teve show do cantor Edinho Baiano, que colocou muita gente para dançar.

Durante a concentração para o desfile dos equinos, havia um encontro de gerações de cavaleiros. Um exemplo disso era Antônio Silva Filho, que tem 65 anos e há mais de 45 participa do evento. Ele levou os netos Raian, de 13 anos, e Cauã, de 9, ambos se tornando também participantes anuais. O avô não escondia a alegria por estar ali de novo, mas fez uma ressalva. “Hoje tem mais festas para São Jorge na cidade e, com isso, o número de cavaleiros aqui diminuiu. O apoio que temos da Prefeitura é muito importante e a sensação de estar aqui é maravilhosa. Só tenho a agradecer ao meu padroeiro e tenho certeza que a comunidade vai seguir a tradição”, acredita Antônio.

Os cavaleiros seguiram pela Estrada do Espraiado, onde outros se juntaram ao grupo escoltando as imagens do ‘santo guerreiro’ que seguiam em dois carros. Na chegada à capela, os veículos ficaram sob uma grande tenda onde os fiéis fizeram orações e tiraram fotos. Dentro da pequena construção, a imagem principal também era venerada pelos devotos, alguns pela primeira vez no Espraiado, como o gráfico Paulo Roberto Ferreira, de 63 anos, que veio com a família de Jacarepaguá (Zona Oeste do Rio).

“Gostei muito de conhecer, é um espetáculo”, disse ele, que tinha ao colo a neta Valentina, de 2 anos. O genro dele, o escrevente Vitor Fragoso Silva, de 31 anos, foi ao local pela terceira vez para pedir vida longa e saúde. “Este ano está mais bonito do que nos outros, está mais caprichado”, avaliou ele, ao lado da esposa, a designer Mayara Silva, de 26 anos.

Entre os fiéis havia também veteranos frequentadores como dona Odila, que disse já ter perdido a conta que quantas vezes veio. Aos 88 anos, ela também garante que foi a mais bonita de todas as festas que viu. “Sempre venho aqui, há vários anos já, mas como hoje eu nunca tinha visto. Está lindo!”, decretou ela, que caprichou no figurino para o evento, que incluía um cordão cujo pingente tinha famosa imagem do santo.

Itaipuaçu – Na Praça da Gaviões, em Itaipuaçu, também teve comemoração em homenagem a São Jorge. No fim da tarde, uma missa campal reuniu vários fiéis em frente à praça. À noite, shows dos cantores Wagner Mariano e Moniquinha Ângelo agitaram o público com muito samba e música sertaneja.