Equipes da Segurança fizeram blitz educativa em ruas de Itaipuaçu - Foto: Elsson Campos

A campanha de educação no trânsito “Basta de Acidentes”, da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá, esteve nas ruas da cidade nos três dias no último fim de semana prolongado. As ações foram realizadas em Itaipuaçu (na Praça da Gaviões), Araçatiba (Praça Tiradentes, no domingo, dia 22) e Espraiado (próximo a capela de São Jorge, na segunda, 23), sempre levando dicas de conscientização aos motoristas que passavam pelos locais. As operações, que tiveram apoio de agentes da Operação Verão (da Secretaria de Segurança), anteciparam o chamado “Maio Amarelo”, que será dedicado à educação no trânsito e também quando a campanha completa um ano de lançamento.

Na primeira ação em Itaipuaçu, ainda havia motoristas chegando para passar o feriado na região e elogiaram o trabalho dos agentes. “As pessoas pensam que isso é bobagem, mas não é. O cinto pode sim salvar vidas. Este trabalho é muito importante”, frisou a professora Lúcia Alves, que tem 55 anos e mora na Tijuca (Zona Norte do Rio). Já o morador de Niterói Alessandro Mello tentou justificar o não uso do cinto na hora da abordagem. “Hoje em dia a gente tem um certo medo por causa dos assaltos, mas a campanha é super válida, eu apoio”, afirmou o comerciante, de 45 anos. Em Araçatiba, a campanha agiu apenas entre os frequentadores do Encontro Viver Bem, que durou todo o domingo. Os agentes distribuíram o material impresso e também colocaram pulseiras de identificação nas crianças.

No dia seguinte, o grupo abordou os primeiros devotos de São Jorge que chegaram ao Espraiado pela manhã, passando de carro ou já degustando nas mesas. Um deles foi o casal formado pelo militar Sérgio Menezes, de 45 anos, e a cabeleireira Mara Cristina Oliveira, de 46. Moradores do Centro de Maricá, eles levaram a pequena Giovana, de 6 anos, que mostrou já estar consciente de algumas normas de segurança no trânsito. “Tem que usar cinto e andar na cadeirinha”, disse a menina. A mãe dela falou da importância da campanha. “Não vemos isso em outros municípios próximos, só aqui tem isso. Ajuda principalmente a criar uma geração de pessoas mais conscientes no trânsito”, ressaltou Mara.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança, Raquel Lima, a campanha “Basta de Acidentes” está atingindo suas metas neste primeiro ano. “Os índices de acidentes diminuíram, principalmente o de vítimas fatais que baixou em cerca de 50%. Isso é resultado do comprometimento da equipe e também da mudança de comportamento do condutor e do pedestre, o que também era um objetivo nosso, além da receptividade no geral muito boa da população”, apontou Raquel, antecipando que a campanha vai passar a contar com agentes voluntários nos bairros. Quem quiser participar deve procurar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (sede da secretaria), que fica na Rua Barão de Inoã nº 35, no Centro, ou ligar para 3731-8737.