Foto: Katito Carvalho

“O quintal da minha casa ficou lindo” foi o que disseram muitos dos moradores da Barra de Maricá e Zacarias que acompanharam, na noite desta sexta-feira (20/04), a inauguração do novo calçadão da Avenida João Saldanha. O local, que foi completamente repaginado e a partir de agora conta com uma ciclovia de 1.800 metros de extensão; nova iluminação, com 50 postes de luz com quatro luminárias cada, além de jardinagem e arborização, com 48 canteiros e uma encosta gramada, promete se tornar um grande ponto de esportes e lazer da região.

Trio elétrico, queima de fogos e um pronunciamento do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, deram início a cerimonia de inauguração que contou ainda com a presença do vice-prefeito Marcos Ribeiro; do secretario Geral de Governo e de Obras, Renato Machado e demais autoridades municipais.

“Quero agradecer a cada trabalhador e trabalhadora que se dedicou à construção desse calçadão. Parabéns aos funcionários da secretaria de Obras, de Conservação, agentes de trânsito, equipe do meio ambiente e todos aqueles que juntos tem construído um projeto de cidade que a prefeitura tem se dedicado a fazer”, agradeceu o prefeito. “Quero também saudar os moradores da Barra que hoje recebem mais esse aparelho público importante para o desenvolvimento da região”, completou. “Hoje vemos uma Maricá sendo construída e melhorando a qualidade de vida de cada cidadão. E, na vida, nós precisamos construir vínculos e todos os vínculos que estão sendo construídos na cidade tem um elemento comum que é a paixão e o amor que nós temos por Maricá, sentimento manifestado nesta inauguração”, afirmou Fabiano.

Fabiano Horta aproveitou ainda para anunciar que já na próxima semana serão iniciadas as obras das orlas de Itaipuaçu e Jaconé e em seguida convidou a população presente a realizar a primeira caminhada oficial pelo novo calçadão.

Pedalando sua bicicleta, o estudante Caiã Vicente, de 15 anos, aprovou a ciclovia e contou que antes o local não era seguro para ciclistas. “Antes era muito ruim, difícil de pedalar, mas agora ficou show. Vou andar aqui direto tanto de bicicleta como de skate, pois antes nós só tínhamos a orla da praia, mas agora aqui será o point”, garantiu o jovem.

A aposentada Nelsa Portela, de 66 anos, elogiou a obra e pediu que investimentos como esse sejam feitos em toda cidade. “Eu amei isso aqui. Eu amo caminhar e está tudo maravilhoso. Nós temos na Barra de Maricá a ausência de calçadas e esse calçadão foi uma ótima solução aqui para a Avenida João Saldanha. Meu desejo é que mais locais recebam esse tipo de investimento“, pediu a aposentada.

O comerciante Antônio Guimaraes, de 53 anos, que possui um bar no local, já pensa em contratar mais um funcionário e afirmou que com a nova iluminação irá ampliar o horário de funcionamento do seu estabelecimento. “Eu acredito que com esse novo calçadão o movimento aqui deve aumentar, inclusive já tenho expectativas para esse feriado”, afirmou o comerciante. “Antes eu fechava o bar as 15h, mas agora vou permanecer com ele aberto até as 20h”, completou. “Esse calçadão não ficou apenas bonito, mas também trouxe mais segurança para nós que vivemos aqui e para os turistas que vierem nos visitar e de acordo com o movimento de clientes certamente vou contratar mais uma ajudante”, frisou Antônio.

O secretario de Esporte e Lazer, Felipe Bittencourt, que recebeu do prefeito a missão especial de desenvolver práticas de esportes no novo calçadão falou sobre o que deve acontecer nos próximos meses. “Nós como secretaria de Esporte temos a intenção de desenvolver aqui projetos como os que já realizamos em toda a cidade”, prometeu o secretário. “Um calçadão como esse merece receber uma agenda de atividades como caminhada, circuito, entre outras ações com o acompanhamento de professores e profissionais de saúde. Em junho, inclusive, a intensão é trazer para esse local o projeto Maricá Mais Esporte que é justamente a implantação de núcleos de esportes nos bairros de Maricá”, adiantou o secretário.