Moradores do condomínio de Itaipuaçu iniciam preparação para exame nacional - Foto: Katito Carvalho

Nesta quarta-feira (18/04) foi a vez dos moradores do Residencial Carlos Marighella (condomínio do programa Minha Casa Minha Vida), em Itaipuaçu, receberem o grande aulão inaugural do projeto “Pré-Encceja”. Assim como aconteceu no residencial de Inoã, a primeira disciplina aplicada foi Língua Portuguesa, ministrada pela professora Anne Gabrielle. Estima-se que a aula contou com mais de 200 alunos entre jovens e adultos.

Segundo os organizadores, o Pré-Encceja, curso preparatório gratuito oferecido pelas secretarias Geral de Governo e de Economia Solidária, tem como meta aprovar 80% dos seus inscritos na prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), programa do Ministério da Educação, que busca conceder periodicamente certificados de conclusão do Ensino Fundamental, nível nacional, e certificados de conclusão do Ensino Médio para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada.

Com idades entre 18 e 70 anos e com histórias diferentes, a maioria dos alunos do Pré-Encceja, polo Itaipuaçu, compartilham do desejo comum de absorver conhecimento para realizar sonhos. A servente Damiana de Souza, de 37 anos, moradora do residencial há três anos, contou que viu na oportunidade a possibilidade de conquistar um certificado e de conseguir um emprego melhor. “Eu fiquei sabendo sobre esse curso preparatório pela internet. Uma amiga compartilhou a postagem da página da Prefeitura eu curti e compartilhei também”, contou. “Pra mim, conquistar esse certificado significa a possibilidade de mudar de emprego, de melhorar e conquistar coisas novas”, explicou. “Hoje eu trabalho com limpeza, foi a profissão que escolhi, mas como todo mundo eu quero crescer profissionalmente e acredito que estudando eu vou conseguir realizar meus sonhos”.

No Encceja não há disputa por vagas

Segundo Willian Campos, coordenador pedagógico do curso, a prova do Encceja é composta por questões de múltipla escolha referentes a conhecimentos gerais. E, diferentemente do Enem não há uma disputa por vagas. O candidato que obtiver 50% de acertos recebe o certificado de conclusão de acordo com a categoria inscrita que pode ser “certificados de conclusão do Ensino Fundamental” ou “certificados de conclusão do Ensino Médio”.

“No exame do Encceja se o aluno acertar a metade das questões ele conquista seu certificado, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio”, informou Willian. “Nós vamos trabalhar para aprovar a maioria dos nossos alunos. Mas para isso precisamos do comprometimento de todos. É preciso chegar na hora, participar e como tudo na vida se dedicar”, pediu. “Hoje a aula é inaugural em um lugar aberto, mas a próxima já será em sala com horários definidos e temos um cronograma com todas as aulas. É interessante destacar que aqui não é uma escola, mas sim um projeto que tem como objetivo transformar vidas”, frisou Willian.

Para o jovem Matheus Couteiro, de 18 anos, passar no exame é uma forma de recuperar o tempo perdido para no próximo ano tentar uma faculdade. “É muito bom ter esse curso preparatório bem perto de nós, pois isso facilita para que possamos frequentar as aulas”, avaliou. “Sei que com esse certificado poderei tentar uma faculdade já no final deste ano e como a maioria aqui eu quero poder buscar no futuro um emprego melhor”, frisou.

Faculdades nos planos dos estudantes

Já a vendedora Suellen de Lima, de 25 anos, moradora do condomínio há dois anos, disse que ficou sabendo do curso preparatório através dos vizinhos e que não hesitou em se inscrever. “Os moradores daqui ficaram muito felizes ao saber desse curso preparatório. Eu particularmente estou aqui para me preparar de verdade para o exame e porque futuramente eu quero abrir o meu próprio negocio”, afirmou Suellen. “Quero concluir os estudos, que infelizmente tive que parar para trabalhar e com esse certificado pretendo entrar para uma faculdade de Contabilidade ou Administração para que eu tenha o conhecimento necessário para administrar a minha própria empresa”, completou. “Já estou com tudo pensado. Primero Encceja depois Enem e rumo a faculdade”, disse confiante.

A auxiliar de limpeza, Cassia Candido, de 26 anos, moradora do condomínio desde sua inauguração, contou que devido a sua rotina seria impossível estudar longe de sua residência. “Eu tenho dois filhos pequenos, então eu não conseguiria ficar dentro de uma sala de aula estudando e sem me preparar seria muito difícil fazer o exame e passar, mas com esse preparatório, tão perto da minha casa, não tenho duvidas de que me sairei bem e que conseguirei o meu certificado do Ensino Médio. Com esse certificado em mãos vou correr atrás de oportunidades melhores de trabalho com certeza”, garantiu Cássia.

Para a artesã Elizabete Barcelos, de 67 anos, o Pré-Enceja é uma oportunidade para adquirir mais conhecimento e realizar o grande desejo de concluir os estudos.  “Eu decidi me inscrever no Pré-Encceja porque o meu grande sonho é terminar os meus estudos. A Prefeitura está de parabéns por esse projeto. Nunca é tarde para estudar e quem perde a esperança perde tudo, por isso e não devemos perder as oportunidades quando elas surgem”, aconselhou Elizabete.

Um momento de grande emoção aconteceu pouco antes do início do aulão, que contou com a presença do secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan; do coordenador do Programa Minha Casa Minha Vida, Max Aguiar; e da coordenadora geral do Pré-Encceja, Vitória Marins. Foi realizado um minuto de silêncio, seguido de palmas, em memória dos jovens Marco Jhonata, Sávio Oliveira, Matheus Bittencourt, Matheus Baraúna e Patrik Diniz, mortos no dia 25 de março nas dependências do condomínio.

A data das provas do Encceja 2018 já foi definida pelo Ministério da Educação. Os testes, compostos por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação, serão aplicados no dia 5 de agosto, em dois horários: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. As inscrições que tiveram início em 16/04 podem ser feitas até o dia 27 de abril. Todos os alunos inscritos no Pré-Encceja, que ainda tiverem duvidas sobre a inscrição, devem procurar os respectivos coordenadores de cada um dos polos de Inoã e Itaipuaçu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here