Horta Medicinal na aldeia de São José do Imbassaí - Foto: Marcos Fabricio

A comemoração do Dia do Índio, 19 de abril, relembra a história dos primeiros habitantes do Brasil. Em Maricá, a data não passou em branco. Na manhã desta quinta-feira, a Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã), em São José do Imbassaí, ganhou uma horta de plantas medicinais, batizada de Horta Medicinal Aldeia Guarani Para Poti Nhe E Já.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, em companhia do cacique Darci Tupã; da primeira dama, Rosana Horta; da secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto; e do Coordenador de Bem Estar e Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde, Bruno Rodrigues, realizaram o plantio de mudas como o capim limão, romã e guaco, acompanhados também de alunos visitantes de uma escola de São Gonçalo.

“Com os índios aprendemos a cultura de plantas medicinais, que realmente nos ajudam, e essa horta é uma forma de manter essa tradição viva, facilitando a vida dos índios que vivem aqui também”, disse Julio, que também levou hortaliças frescas e sem agrotóxicos, direto da Horta Comunitária do Manu Manuela para os moradores da aldeia. A colheita foi realizada com o apoio da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).

De acordo com o cacique Darci Tupã, que acompanhou todo o processo e também acolheu os alunos visitantes, essa ação da Prefeitura é um resgate e fortalecimento da cultura indígena em Maricá.

“Nós temos sete aldeias indígenas no Rio de Janeiro e a de Maricá é uma das que mais recebe apoio por parte da Prefeitura. Aqui temos professor dando aula para os curumins e também a Jornada Esportiva Cultural Indígena, que recebe visitantes e tribos de todos os cantos do Brasil. A terceira Jornada será numa data para marcar, além do Dia do Índio, os cinco anos da aldeia aqui em Maricá também”, concluiu Tupã.