Ao todo, 56 alunos dos condomínios MCMV de Inoã e Itaipuaçu foram aprovados - Foto: Katito Carvalho

Mais de 300 moradores do Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, condomínio do programa Minha Casa Minha Vida de Inoã, participaram na noite desta segunda-feira (16/04) do grande aulão inaugural do projeto “Pré-Encceja”. O curso preparatório, oferecido pela Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias Geral de Governo e de Economia Solidária, tem como principal objetivo preparar jovens e adultos, que não terminaram os estudos em idade escolar adequada, para a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Com três horas de duração, a aula inaugural, realizada na quadra de esportes do residencial, contou com o auxilio de um grande telão, no qual foi exibido o conteúdo da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Anne Gabrielle (graduada em Letras, e que atualmente cursa mestrado em Linguística na Universidade Federal Fluminense).

“Minha preocupação neste inicio é que todos se adaptem a maneira como o conteúdo é cobrado na prova do Encceja”, disse a professora. “Ser professora para mim é uma escolha e eu como professora me realizo na educação e pela educação. Saber que eu vou ajudar vocês, nem que seja um pouquinho, na conquista dos seus objetivos é o que me motiva a levantar todos os dias”, completou. “Estou a disposição de cada um e o que precisarem para realizar o sonho de vocês podem contar comigo”, afirmou.

O secretário de Economia Solidária Diego Zeidan, esteve presente na aula inaugural e falou com os alunos sobre a importância da educação na vida de cada um. “A educação é emancipadora e sem duvidas é a melhor forma de libertar as pessoas ideologicamente e financeiramente, porque com educação você passa a ter consciência dos seus direitos e passa a não se submeter mais aos diversos tipos de exploração. O Pré-Encceja, que se inicia hoje, é uma forma das pessoas que moram nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida conseguirem se desenvolver e buscarem oportunidades melhores de trabalho, entrarem para uma faculdade e principalmente desenvolverem ainda mais os seus potenciais. Parabéns e boa sorte a todos”, desejou o secretário.

De acordo com Vitória Marins, coordenadora geral do Pré-Encceja, o mesmo aulão inaugural, realizado no condomínio Minha Casa Minha Vida (MCMV) de Inoã, acontecerá na próxima quarta-feira (18/04) no MCMV de Itaipuaçu. “Essa aula inaugural é uma grande recepção para dar boas vindas a esses alunos, tirar dúvidas e traze-los mais para perto de nós. O exame do Governo Federal será no dia 5 de agosto e esse intensivo vai preparar essas pessoas para se saírem bem na prova”, garantiu Vitória. “As aulas serão sempre as segundas e quartas, mas a partir de maio ampliaremos para segunda, quarta, quinta e sábado, aqui em Inoã e no polo de Itaipuaçu”, explicou. “A diferença nos dois polos é que aqui faremos turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio devido as particularidades e também ao longo tempo sem estudar da maioria dos alunos”, detalhou.

Ainda segundo Vitória, os condomínios do MCMV contarão com quatro turmas, devido a grande procura e as necessidades de horários diferentes. “A adesão ao projeto foi incrível, as duas comunidades compareceram em peso”, destacou. “O legado que nós queremos deixar, enquanto governo, é o legado de melhoria na vida das pessoas, e não tenho nenhuma duvida de que o caminho mais sólido para se conseguir isso é através da educação”, avaliou Vitória.

A aposentada Antônia Maria da Silva, de 69 anos, contou que nunca foi a uma escola e que tudo o que aprendeu foi com os filhos e netos dentro de casa. “Eu fiquei sabendo do Pré-Encceja através de um comunicado que foi colocado na porta do meu prédio. Nunca tive a oportunidade de estudar devido as dificuldades da vida e essa é a minha grande oportunidade. Eu leio com dificuldades, mas sou esforçada e até o ano que vem eu quero estar lendo tudo e esse curso vai me ajudar”, frisou a aposentada.

Para a dona de casa Margarete Pereira, de 55 anos, essa é uma oportunidade para mudar de emprego. “Fiquei sabendo do curso pelas redes sociais, pois sigo a pagina da Prefeitura”, contou. “Já faz bastante tempo que eu parei de estudar, mas quando vi a postagem eu me interessei na hora pelo curso e pela possibilidade de ter um certificado. Acho que isso vai me ajudar inclusive a conseguir um novo emprego com salario melhor”, vislumbrou Margarete.

Max Aguiar, coordenador do Programa Minha Casa Minha Vida, afirmou que a realização do projeto dentro dos residenciais facilitou muito a vida dos moradores interessados no curso. “Trazer esse projeto para dentro dos dois condomínios do Minha Casa Minha Vida é ter a garantia de um futuro melhor para cada um desses moradores e para o que o município de Maricá poderá ser daqui pra frente”, analisou Max. “A partir de hoje esses moradores passam a ter a possibilidade de voltar a estudar, se capacitar, construir sua autonomia e realizar seus sonhos. E, para que isso realmente aconteça, nós vamos criar alternativas, no intuito de atender as demandas de cada um e contornar as dificuldades que possam surgir para que todos aqui possam prosseguir no Pré-Encceja com a tranquilidade necessária para aprender tudo que o curso tem a oferecer”, garantiu o coordenador.

Willian Campos, coordenador pedagógico do Pré-Encceja, destacou que esse é um projeto pioneiro. “É a primeira vez que uma Prefeitura no Brasil a oferece um curso preparatório como esse. Nossa proposta é resgatar pessoas com vontade de voltar a estudar, mas que não tinham a oportunidade. Depois que essas pessoas estiverem certificadas no Encceja nós também queremos que elas façam parte de outro projeto da Prefeitura que é o nosso Pré-Enem Popular, e que com isso, sonhem em fazer uma universidade”, concluiu.