Público interagiu com atores na peça "Cidade Limpa" - Foto: Clarildo Menezes

A peça teatral “Cidade Limpa” atraiu o público infantil para o Cineteatro Henfil neste fim de semana (14 e 15/04). Encenada pela Cia. de Teatro Máscaras, o espetáculo divertido e premiado – no Festival Internacional de Teatro de Curitiba, em 2002 – aborda, com um vocabulário simples, uma reflexão de que as pessoas em geral não se importam com a limpeza do local onde moram. Na peça, lixeiros aparecem no seu cotidiano das ruas, até que um deles faz seu serviço mal feito.

Criado em Itaipuaçu há quase 20 anos, o espetáculo “Cidade Limpa” tem um cunho educativo e já foi apresentado em colégios, empresas e secretarias de órgãos governamentais. De acordo com o ator e diretor da Cia. de Teatro Máscaras, Raul Toledo, a peça consegue mudar o comportamento dos alunos nas escolas e sensibiliza os adultos.

“Sempre temos um retorno da direção ou da coordenação do colégio, dizendo que ela muda muito o comportamento das crianças na escola. Dentro das empresas, as pessoas falam que o espetáculo pega no coração. As pessoas acabam se vendo nas cenas que fazemos no palco. A gente vê o lado do ser humano o tempo inteiro”, disse.

Durante a apresentação, os atores fizeram paródias de grandes sucessos musicais e interagiram com o público, o convidando para subir ao palco. Um deles era o funcionário público Maxander, que levou seu filho de 6 anos para assistir à peça. “Muito bom até para a criançada ver como funciona na íntegra. Com um espetáculo deste até ajuda as crianças a não cometerem os mesmos erros da gente no passado”, refletiu.

A estudante Fábia da Silva, de 27 anos, levou seu filho de 7 anos para assistir ao espetáculo. “Eu gostei muito. É um bom incentivo para as crianças”, avaliou. A funcionária pública, Ana Maria, de 51 anos, parabenizou a Prefeitura em proporcionar mais um atrativo de diversão gratuita à população. “Eu gosto da iniciativa da Prefeitura com essa peça gratuita. Venho quase sempre. Essa é uma peça infantil e tenho meu lado criança aflorado. Então, eu gosto de assistir”, brincou.

O Cineteatro Henfil fica na Rua Domício da Gama, 291, esquina com a Rua Alferes Gomes, no Centro.