Equipes vaiaram motoristas que desrespeitavam as leis do trânsito - Foto: Clarildo Menezes

Agentes da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito realizaram no último sábado (14/04), mais uma edição da “Blitz Educativa”, no Centro de Maricá. A equipe da “Operação Verão”, composta por guardas municipais e orientadores de trânsito, abordava os condutores que passavam pelas vias centrais para entregar o panfleto educativo.

Para aqueles que cumpriam rigorosamente as leis de trânsito, recebiam uma salva de aplausos dos orientadores. Já os que se arriscavam em descumpri-las andando sem cinto de segurança, sem capacetes ou falando ao celular, ganhavam uma salva de vaias dos 15 agentes que participavam da operação.

Além de entregar o panfleto, os agentes passavam mensagens de conscientização para motoristas e pedestres. “Até 2019, nós vamos estar nas ruas passando essa mensagem de conscientização, de educação para o trânsito, de respeito à sinalização e dando dicas da rotatória (que a preferência é de quem está nela). Assim, começamos a criar o hábito de respeitar a faixa de pedestre e de respeitar o pedestre. Até porque, após o motorista sair do carro, ele vira pedestre. Portanto, todos somos pedestres”, lembrou a coordenadora de Educação para o Trânsito, Raquel Lima.

A coordenadora ressaltou que a campanha “Basta de Acidentes”, lançada pelo governo municipal em maio do ano passado, tem dado resultado e já houve uma redução de 50% no número de vítimas fatais no município. “Você vê que as vias estão bem asfaltadas e bem sinalizadas. Então, com todo o desenvolvimento vem a educação para o trânsito. Essa conscientização é bem bacana e a gente conta sempre, é claro, com os nossos munícipes”, declarou a Raquel.

Ao ser abordado pelos agentes, o pastor Vanderley Correa aprovou a iniciativa da prefeitura. “Eu acho que é muito importante que se faça uma ação como essa para evitar acidentes. É Maricá na prevenção”, afirmou.

O motorista Valdeci Barbieri endossou o comentário. “Eu acho excelente. Esse tipo de ação no trânsito deveria ser feito de forma constante porque realmente a gente vê muita barbaridade e falta de atenção. Tem que preservar a vida em primeiro lugar”, completou.

A vendedora Mônica Cirqueira aproveitou a ocasião para pedir mais respeito ao pedestre. “Eu acho que os motoristas têm que respeitar a faixa de pedestre porque quando nós queremos atravessar, eles não respeitam. Só falta a gente implorar para pararem. Isso não é um favor, é uma obrigação”, enfatizou a vendedora que estava acompanhada de sua mãe. “É difícil atravessar nessas ruas, principalmente para as pessoas idosas como é o caso da minha mãe”, completou Mônica.

Dando uma aula de cidadania estava a família do motorista Robson Ogioni. Ele e sua esposa que estava no banco do carona, usavam o cinto de segurança. No banco de trás, seus dois filhos de 3 e 5 anos utilizavam a poltrona de elevação (a famosa cadeirinha) para a segurança de todos.

“Eu acho super importante porque é uma questão de conscientização e educação. Viemos há pouco tempo da França e lá isso é super normal. Aqui no Brasil existe a necessidade disso entrar na cultura do brasileiro. Isso aqui é um direito nosso e não uma obrigação. É a nossa segurança. Quando você desrespeita isso, está colocando a si e sua família em risco. Isso aí é algo intuitivo de perceber e as pessoas não levam a sério”, disse o motorista, de 39 anos, que também é engenheiro eletricista.

A ação da prefeitura antecipa o Maio Amarelo, movimento mundial de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Além do Centro, a “Operação Verão” vai estar cada final de semana em um distrito da cidade e durante a semana a campanha será realizada no entorno das escolas.