Foto: Michel Monteiro

O Cineteatro Henfil abriu suas portas para a ação de cadastramento dos artesãos de Maricá no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. A ação, que começou nesta sexta-feira (13/04) e se estenderá até às 16h do sábado (14/04), permite que os artistas locais tenham acesso, entre outras vantagens, à Carteira Nacional do Artesão, às feiras do PAB (Programa de Artesanato Brasileiro) e também à qualificação e a microcréditos.

Responsável por trazer a iniciativa para o município, a deputada estadual Rosangela Zeidan falou sobre o processo que levou a essa conquista. “Estava com o subsecretário de Turismo de Maricá em uma solenidade em Arraial do Cabo, quando pude conversar com o secretário de Turismo do Estado e imediatamente solicitei o programa para Maricá. Fiz o ofício no dia seguinte, pelo mandato, pedindo essa confecção das carteiras profissionais para os artesãos da cidade”, lembrou Zeidan, explicando que a Secretaria Estadual de Turismo e o governador prontamente atenderam a solicitação, ainda no ano passado, fechando a entrega para 2018.

Considerando a entrega das carteiras profissionais como uma importante forma de reconhecimento do trabalho dos artesãos da cidade, a deputada falou ainda sobre o seu papel dentro desse cenário. “Essa é mais uma parceria da Prefeitura de Maricá, do nosso prefeito Fabiano Horta, com o Governo do Estado. O que eu faço como deputada é sempre cobrar e acompanhar para que as coisas aconteçam. Trago o Governo do Estado para perto do município o tempo todo”, afirmou.

De acordo com a subsecretária adjunta da Secretaria de Turismo do Estado e coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, a concretização da parceria só foi possível graças à colaboração municipal e ao esforço das autoridades. “Peço desculpas a população de Maricá por não ter trazido o programa para cá mais rápido. Hoje nós só podemos estar aqui porque existe uma grande parceria entre o Governo do Estado e município. Por exemplo, para nós trazermos os nossos funcionários para cá, a prefeitura precisou ceder um veículo, já que a nossa secretaria de estado não tem mais carro. É um esforço conjunto do prefeito, da deputada e do nosso secretário Nilo Sergio Felix, que é incansável e abraçou o artesanato do estado”, disse Nea.

Ainda segundo a coordenadora, atualmente cerca de 12.300 artesãos estão cadastrados no programa, e a ideia é tornar o estado representativo através dessa categoria. “Nós somos a entrada do país, tudo vem pelo Rio de Janeiro, então porque não sermos também uma potência nesse sentido? Em 2016, finalmente conseguimos colocar o artesanato do estado do Rio de Janeiro dentro de um Plano Plurianual (PPA), e dessa forma todos os estados conseguem ver as ações, metas e o produto que entregamos para a sociedade”.

Conhecido como Leo Belliny, o artesão, músico e compositor Carlos Leonardo Ferreira das Chagas, de 35 anos, falou sobre a importância da iniciativa. “Ter a carteira profissional é algo maravilhoso. Ela certamente nos abre espaço e facilita a comercialização dos nossos trabalhos. Eu trabalho por encomendas e já tenho pessoas de fora do país interessadas em comprar”, contou o morador do Parque Nanci que começou a entalhar madeira aos 13 anos e hoje encara o desafio de trabalhar com metal. “Trabalhei com desenho artístico, madeira, gesso, cimento e agora trabalho com o metal porque é mais difícil. Gosto de estar sempre me desenvolvendo”.

O artista plástico Osias Silveira, de 73 anos, presenteou Nea com uma escultura do maestro Pixinguinha feita com materiais extraídos de palmeiras imperiais. “Me preocupo em preservar o meio ambiente. A palmeira imperial é um material nobre. Quando sua folha cai, ela vem com um invólucro sólido que muitas pessoas utilizam para fazer queimadas. Para evitar que isso aconteça, tive a ideia de utilizar o material na arte”, explicou.

Afirmando que atualmente Maricá conta com mais de 500 artesãos reconhecidos, a secretária de Cultura Andréa Cunha se disse lisonjeada por fazer parte desse momento. “Entendemos que o artesanato é uma potência em Maricá. Estamos sempre em busca de ações que beneficiem a população, no Festival da Utopia, por exemplo, iremos beneficiar a Casa do Artesão, que contará com uma tenda para expor os artesanatos nativos da cidade”, disse.

Para o subsecretário de Turismo, Welton Campelo, é a transversalidade existente no governo, integrando as secretarias, que permite grandes realizações para a população. “A conquista dessa carteirinha, que vai abrir várias portas para nossos trabalhadores, é o primeiro passo de uma grande luta”.

Para o cadastramento dos interessados, é  necessário levar uma foto 3×4 recente e cópias do comprovante de residência, CPF e Identidade. O artesão precisa apresentar também até três peças de cada matéria-prima ou técnica já produzidas e uma inacabada para finalização no ato do cadastro, para comprovação da técnica.