Foto: IASP

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) esteve presente no workshop “Parques Tecnológicos: Conectores locais de ecossistemas globais de inovação” realizado pela Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), em Recife (PE). Gestores de parques tecnológicos e formadores de políticas públicas em inovação de diversos países participaram do evento. O presidente da Codemar, José Orlando Dias, conheceu experiências bem sucedias na gestão de parques tecnológicos (PQTec). A prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Desenvolvimento, já firmou acordos para a implantação de PQTec na cidade.

O evento foi promovido pela divisão do IASP na América Latino e realizado no Porto Digital do Recife, um dos parques mais importantes do mundo. De acordo com o presidente da IASP para a América Latina e também presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, o workshop foi uma oportunidade para que profissionais de gestão de parques tecnológicos, incubadores, aceleradoras e outros mecanismos de fomento à inovação se interagissem e promovessem atualização de conhecimentos.

Segundo ele, os parques tecnológicos têm um ecossistema complexo que inclui financiamentos, incubação, aceleração e até mesmo cooperação internacional. “O momento é oportuno para que discutamos caminhos e oportunidades. Os parques tecnológicos podem ser grandes vetores de desenvolvimento”, declara.

Segundo Zé Orlando, participar do workshop da IASP é mais uma oportunidade de alavancar a construção do parque de Maricá. “O parque tecnológico tem um grande papel no desenvolvimento de cidades empreendedoras e inovadoras, tendo startups como fenômenos locais de alcance global, além de experiências internacionais. Essa experiência que queremos trazer para Maricá”, assegura.

A programação internacional do workshop contou com mesas-redondas, conferências e palestras, além de espaços e momentos para facilitar networking (rede de contatos). Entre os participantes dos painéis e conferências estiveram membros do governo, academias e parques tecnológicos, além de investidores e startups.

Entre os palestrantes estiveram os espanhóis Josep Piqué e Luis Sanz, presidente mundial e diretor geral da IASP, respectivamente, do norte-americano Paul Krutko, vice-presidente da associação, e de José Aranha, presidente nacional da Anprotec, além de representantes da Finep, de grandes companhias como Unilever e Wayra e de parques da América Latina. Confira aqui a programação completa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here