Foto: Clarildo Menezes

Agentes da Secretaria de Segurança Pública, Ordem Pública e Trânsito realizaram nesta sexta-feira (13/04) uma “Blitz Educativa” pelo Centro de Maricá. Durante a ação, os condutores que passavam pelas vias recebiam uma revista Coquetel Simarito, panfleto educativo e orientações da equipe “Operação Verão”, composta por guardas municipais e orientadores de trânsito que nos finais de semana atuam nas praias e lagoas de Maricá.

“Hoje estamos com uma equipe de sete agentes e essa iniciativa é uma forma de dar boas vindas ao “maio amarelo”, campanha realizada em 2017 e que retorna no mês que vem, quando divulgaremos novas estatísticas sobre o trânsito de Maricá”, afirmou Raquel Lima, coordenadora de Educação para o Trânsito. “Para se ter uma ideia, somente vítimas fatais tivemos uma redução de 50%”, adiantou a coordenadora.

Ainda segundo Raquel, o diferencial da blitz no Centro é que de fato ela é educativa e não punitiva. “O trabalho da equipe é advertir e orientar os condutores sobre o respeito à sinalização de trânsito, sejam eles, moradores ou turistas”, detalhou. “Nossas ruas estão bem sinalizadas, estão asfaltadas e, por isso, nossa ação é voltada para o comportamento dos condutores. Todos nós temos que respeitar os ciclistas e os pedestres”, ressaltou Raquel.

Abordado ao passar pela rotatória da Rua Domício da Gama, na altura da sede do CRAS, no Centro, o condutor Carlos Alberto Santos, de 65 anos, morador de Itaipuaçu, aprovou a iniciativa. “É muito importante esse tipo de ação com viés educativo e acredito que todas as regiões da cidade, de forma estratégica, devam receber essa iniciativa. Parabéns para os responsáveis”, parabenizou Carlos Alberto.

O guarda municipal Luciano Moretti, que está à frente da “Operação Verão” e liderava a blitz, próxima ao cruzamento do CEM Joana Benedicta Rangel, também na Rua Domício da Gama, afirmou que a população, de forma geral, aprovou e está bastante receptiva a ação. “A população está recebendo muito bem a nossa abordagem e isso se deve a linguagem que nós estamos utilizando”, avaliou Moretti. “Nosso papel com essa abordagem não é multar, mas sim conscientizar. E, não só nas ruas, pois a Operação Verão nas praias está sendo igualmente bem recebida pela população e já tem obtido bons resultados no que diz respeito a educação e conscientização das pessoas”, ressaltou.

O funcionário público André Mattos, de 57 anos, morador do Centro, elogiou a operação. “Muito bom! Todos os condutores deveriam parar e receber as orientações desses agentes. Isso aqui é praticamente uma reciclagem para que todos se recordem ou aprendam como cada um deve se comportar no trânsito”, avaliou André.

De acordo com informações da secretaria, a Blitz Educativa também estará presente neste sábado (14/04) nas ruas do Centro e entrada da cidade. E, as sextas-feiras próximas as escolas. “A educação para o trânsito se dá em um processo continuo de construção de conceitos e valores  para o exercício da cidadania”, frisou a coordenadora  Raquel Lima.