A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) realizou nesta quarta-feira (11/04) a 1º Audiência Pública para a implantação de estacionamento rotativo controlado pago nas regiões de Ponta Negra, Cordeirinho e Barra de Maricá. A reunião, realizada na Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, contou com a presença de moradores e comerciantes das três localidades e teve como objetivo apresentar para a população o estudo de viabilidade para a implantação do projeto a ser executado.

Segundo José Orlando Dias, presidente da Codemar – que vai administrar o sistema – essa foi terceira Audiência Pública no município sobre a implantação do estacionamento. Este tem entre seus principais objetivos a promoção de rotatividade das vagas com a democratização do espaço público; o aumento do número de vagas disponíveis e a melhoria na fluidez do trânsito das regiões com potencial turístico.

“Essa iniciativa partiu do entendimento de que o município vem em um crescente desenvolvimento e com um aumento significativo da frota de carros”, explicou José Orlando.  “Devido aos atrativos que algumas regiões possuem e principalmente as regiões com grande potencial turístico como a Barra e Ponta Negra, onde as vagas são disputadas, o objetivo da criação desse sistema é poder criar um ordenamento real”, explicou. “Junto com ele virá a implantação de um tempo limite para o uso dessas vagas e o monitoramento da região afetada”, completou.

Ainda segundo José Orlando, com a implantação do projeto, os valores arrecadados serão investidos na melhoria das áreas impactadas, como por exemplo na melhoria na acessibilidade e de estrutura dos pontos de ônibus e táxis. Haverá mais segurança com a instalação de câmeras, oferta de internet gratuita e forte investimento em educação do trânsito. Orlando também afirmou que está sendo estudada a possibilidade de aplicação de um desconto de 20% no valor do estacionamento para os veículos com placa de Maricá. Entre os benefícios para a população estão vagas nas áreas de maior demanda, facilidade de estacionamento próximo ao destino, comércio com o maior fluxo de clientes nas proximidades, tempo limite de uso da vagas e por consequência maior oferta de vagas, organização do trânsito com monitoramento de estacionamento e inibição de irregularidades e menor poluição ambiental com a redução da circulação dos veículos em busca de vagas.

Para Alan Novaes, secretário de Desenvolvimento Econômico, a ordenação do trânsito de Maricá é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Estamos vivendo um processo de modernização, um aumento do fluxo do trânsito, do mercado interno, das empresas locais e a ordenação é fundamental para que exista um fluxo e para que o comércio consiga aumentar suas vendas”, analisou. “O fato de a Codemar, uma empresa publica municipal, ficar com a gestão deste sistema vai permitir que todo valor arrecadado seja reinvestido no trânsito. E Isso dá velocidade para responder às necessidades que podem surgir”, avaliou o secretário.

A diretora comercial da Codemar, Teresina Overnei, destacou a importância das Audiências Públicas e principalmente a participação da população durante o processo. “Após as alterações necessárias  e com essa terceira audiência nós concluímos o estudo de viabilidade”, afirmou Teresina. “Vamos agora encaminhar o decreto para o prefeito assinar e publicar,  ao mesmo tempo a Codemar segue trabalhando junto às secretarias de Obras, Segurança Pública, Ordem Pública e Trânsito, pois embora seja função da Codemar fiscalizar, será a  Guarda Municipal que aplicará as multas. É um trabalho em parceria”, garantiu. “A previsão é de que em dois meses já estejamos dando início à implementação do estacionamento”, estimou. “Ressalto que no começo, para que a população possa se adaptar ao novo sistema, teremos um período de teste de 15 dias”, adiantou.  Também estiveram presentes na Audiência Pública a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto e Paulo Roberto Vieira, diretor da empresa responsável pela estudo e implantação do estacionamento rotativo controlado pago no município.