Imagem da exposição indigena na EM Dilsa de Sá Rego
Exposição indígena na escola EM Dilsa de Sá Rego

Em homenagem ao mês do índio, a secretaria de Educação de Maricá, em parceria com o Museu do Índio e a Secretaria de Cultura de Maricá realiza a exposição itinerante Museu do Índio Viajando. A E.M. Profª  Dilza Sá Rego, em Jaconé, foi a primeira a receber a exposição, entre os dias 10 a 13 de abril, que irá contemplar 21 escolas da rede municipal de ensino até o fim de junho. A mostra Karajá – “Tyytarasana” reúne 20 painéis fotográficos e seis painéis textuais do povo Iny, além de artefatos, instrumentos musicais, armas e vestimentas revelando vários aspectos da cultura indígena.

De acordo com a secretaria de Educação, a idealização e montagem de mostras itinerantes é uma das estratégias do Museu do Índio para estimular o interesse do público em geral pela cultura indígena contemporânea brasileira, seus diferentes modos de viver e pensar o mundo. “O desafio de apresentar outras culturas e realidades aos alunos sem causar estranheza pode ser uma aventura. Por isso, a equipe de Educação Integral foi buscar parcerias com o Museu do Índio e a Secretaria de Cultura”, frisou Cláudia Cardoso, gerente de Educação Integral. A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, também destacou a importância da exposição. “Cores, formas, sons e narrativas de tradição oral ajudam os alunos a conhecerem um pouco da rica diversidade dos povos indígenas e perceberem diferentes realidades e a vida em sociedade”, declarou a secretária.

O diretor adjunto da E. M. Profª  Dilza Sá Rego, Melquisedec Francisco Caciano, ressaltou a importância da exposição para aproximar os alunos da cultura e arte indígena. “Essa mostra contribuiu muito para o aprendizado porque mostra na prática o que os alunos estudam e conhecem somente pelos livros e fotos. Isso permite ao aluno ter outro olhar dos nativos”, ressaltou, acrescentando que a visitação está aberta para os 126 alunos da unidade do Pré I ao 5º ano e também para os moradores do local.

A professora do 5º ano, Jociene Aline Bastos, destacou que a mostra facilita a compreensão sobre história do Brasil. “Sobre os índios considero que os alunos têm a noção da parte festiva e essa mostra permite ampliar o conhecimento deles sobre o assunto e fazer com que eles conheçam as nossas raízes”, frisou.

Os irmãos Luiz Carlos Dutra, de nove anos, e Tiago Dutra, de 10 anos, visitaram a mostra e adoraram manusear os instrumentos musicais usados pelos índios. “Achei tudo muito legal, as roupas e os instrumentos musicais, mas o que mais gostei foram as armas, principalmente o arco e flecha”, destacou Tiago. Outro aluno bastante interessado era Thallisson Carvalho, de 10 anos. “Adorei o som do pau-de-chuva, parece mesmo que está caindo água”, acrescentou. Já para a aluna do 5º ano Leandra Beatriz da Silva, de 10 anos, as roupas expostas foram o que mais atraíram sua atenção. “Gostei de tudo e agora me interessei a pesquisar mais sobre como os índios viviam, o que comiam e como lutavam”, acrescentou.

Além da E.M. Profª Dilza Sá Rego, a exposição irá contemplar as escolas: São Bento da Lagoa, Rita Cartaxo, Vereador Levy Carlos Ribeiro, CEIM Pinguinhos de Luz, Casa da Criança de Inoã, Alcebíades Afonso Viana Filho, CEIM Marilza Medina, Lúcio Thomé, Guaratiba, Barra de Zacarias, Trenzinho da Esperança, Brasilina Coutinho, Espraiado, João Pedro Machado, Marcus Vinicius C. Santana, Recanto da Amizade, Jacintho Luiz Caetano, Estrelinhas do Amanhã, Profª Ondina de O. Coelho e Joaquim Eugênio dos Santos.

C:DCIM114GOPROGOPR6172.GPR
Exposição indígena na EM Dilsa de Sá Rego